Reflexões em torno do uso do biogás agrícola na geração de energia elétrica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Violante, Adriano de Cerqueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O biogás, mais conhecido como metano, é um dos gases mais comuns produzidos naturalmente pela degradação da matéria orgânica. Usado há muitos séculos, provu ser confiável e barato. Com a grande demanda mundial por energia, o biogás passou a ser visto como alternativa, sendo listado no rol das energias renováveis. Associado com o aquecimento global deve ter sua emissão para a atmosfera interrompida, prefeindo-se a queima. Na Europa é comum subsídios para a implantação de usinas. As maiores usinas de geração eletríca com biogás estão em aterros sanitários. Os criadores de animais podem aproveitar o esterco deste e incubá-los em um biodigestor, promevendo o saneamento rural, gerando biofertilizantes e biogás. O pequeno criador dve ter mais atenção com os investimentos, pois os custos podem ser amortizados a longuíssimo prazo ou não ser amortizado.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto dos Santos.

Palavras-chave

Biogás agrícola, Matriz energética, Biomassa

Citação

VIOLANTE, Adriano de Cerqueira. Reflexões em torno do uso do biogás agrícola na geração de energia elétrica. 65p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.