Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorPinheiro Junior, Dawson Ferreira
dc.date.accessioned2020-06-29T21:24:13Z
dc.date.available2020-06-29T21:24:13Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5868
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os aspectos da Reforma do Ensino Médio e a sua consolidação por meio da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Para tanto, essa pesquisa de cunho exploratório constitui em uma leitura crítica do cenário internacional e nacional, visando investigar a geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras. Como resultado da pesquisa, identificou-se a permeabilização nas políticas nacionais brasileiras, a inclusão da pauta da educação na cartilha do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e as suas ações governistas, denominadas de governabilidade e segurança. Estas, coagem alguns países, e principalmente o Brasil, a ratificar as políticas mercantis para a educação e em especial para a Reforma do Ensino Médio. Tem em seu âmago não só a reformulação curricular educacional, mas também, diretrizes políticas austeras, para consolidar reformas de cunho social, político, econômico e mais especificamente educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.titleA geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples