Fatores estruturais e de manejo na suinocultura que interferem na produção de biogás e viabilidade econômica na produação de energia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Spolaore, Alexandre José Gontijo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho doi desenvolvido em um estabelecimento localizado a 20 km do município de Toledo/PR, destinado a produção de suínos e teve como principais objetivos a avaliação de fatores estruturais das edificações e práticas de manejo capazes de interferir na produção de biogás, bem como a análise da viabilidade econômica da implantação de grupo motogerador para geração de energia elétrica, utilizando o biogás produzido a partir do tratamento de dejetos de suínos em biodigestor. A análise das condições estruturais foi realizada a partir da avaliação visula in loco das instalações e as práticas de manejo através de entrevista aplicada ao funcionário responsável. A análise de viabilidade econômica foi realizada considerando-se dois cenários: aquisição de dois geradores, suprindo a demanda de energia de toda a propriedade (cenário 01) e aquisição de um gerador, suprindo a demanda energética de parte da fazenda (cenário 02). Os resultados evidenciaram que as práticas de manejo avaliadas podem interferir negativamente na produção de biogás desta propriedade. Ambos os cenários (01 e 02) demonstraram ser viáveis economicamente com TIR e VPL maiores do que TMA e inventimento. Conclui-se que existem deficiências nas condições estruturais e de práticas de manejo que podem influenciar negativamente na produção de biogás e os dois cenários propostos são economicamente viáveis.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Prof. Msc. Thiago Edwiges. Co-orientador: Prof. Dr. Airton Kunz.

Palavras-chave

Suínos, Biogás, Energia renovável

Citação

SPOLAORE, Alexandre José Gontijo. Fatores estruturais e de manejo na suinocultura que interferem na produção de biogás e viabilidade econômica na produação de energia. 101 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.