dc.contributor.advisor | Tirloni, Larissa Paula | |
dc.contributor.author | Souza, Viviani Busko | |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T21:45:41Z | |
dc.date.available | 2020-05-21T21:45:41Z | |
dc.date.issued | 2019-07-19 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Viviani Busko. Elaboração, aplicação e análise de unidades temáticas para o ensino de PLAc à migrantes na UNILA . 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5840 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientadora: Prof. Dra. Larissa Paula Tirloni. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de unidades temáticas para o ensino de português como língua de acolhimento, tendo como alvo o crescente público migrante e refugiado, uma comunidade cada vez mais presente no Brasil devido aos intensos fluxos migratórios. Assim, utilizando como suporte teórico o Ensino de Língua por Tarefas, nos dedicamos a explicar os métodos empregados para a escolha dos gêneros discursivos e para a criação das unidades temáticas. Como guia no processo de planejamento e avaliação das unidades, utilizamos a metodologia intervencionista da pesquisa-ação, com a pretensão de refletir sobre a prática docente em contextos específicos. Por último, apresentamos também os resultados da aplicação dos materiais e as possíveis melhorias a serem realizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo tiene como objetivo la elaboración, aplicación y el análisis de unidades temáticas para la enseñanza de portugués como lengua de acogida, teniendo como público los migrantes y refugiados, una comunidad cada vez más presente en Brasil debido a los intensos flujos migratorios. Así, utilizando como soporte teórico la Enseñanza de Lenguas mediante Tareas, nos dedicamos a explicar los métodos empleados para la elección de los géneros discursivos y para la creación de las unidades temáticas. Como guía en el proceso de planificación y evaluación de las unidades, utilizamos la metodología intervencionista de la Investigación-acción, con la pretensión de reflexionar sobre la práctica docente en contextos específicos. Por último, presentamos también los resultados de la aplicación de los materiales y apuntando las posibles mejorías que puedan llevarse a cabo. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ensino de língua | |
dc.subject | Gênero discursivo | |
dc.subject | Português - Língua de Acolhimento | |
dc.title | Elaboração, aplicação e análise de unidades temáticas para o ensino de PLAc à migrantes na UNILA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |