Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de História na América Latina
Fecha
2019Autor
Butzen, Gabriel Antonio
Souza, Eder Cristiano de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na
América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto.
Após o fichamento os textos foram tipificados em três tipos conforme seu perfil de estudo: 1.Investigativos;
2.Mistos; 3.Prescritivos. Em um segundo momento, os textos também foram tipificados conforme o tipo de
aprendizagem histórica expressavam, sendo elas: 1.Tradicional; 2.Operacional; 3.Narrativa. Por fim, construiu-se
um acervo digital que permite a consulta dos trabalhos para novos estudos. The article proposes a bibliographical gathering about the film in the teaching of History in Latin
America. In a first moment of the investigation, 51 texts that dealt with the theme was gathered. After the
annotations of the texts were typified in three types according to its study profile: 1.Investigative; 2.Mixed;
3.Prescriptive. In a second moment, the texts were also typified as the type of historical learning adopted by their
authors, being them: 1.Traditional; 2.Operational; 3.Narrativist. Finally, a acquis was built with the works. El presente artículo propone um levantamiento bibliografico sobre la ensenãnza de historia y cine en
Latino America. En un primer momento de la investigación, fue levantado 51 textos que trataban sobre el tema.
Después del fichamento los textos fueron tipificados en tres tipos de acuerdo con su perfil de estudio
su:1.Investigativos; 2.Mixtos; 3.Prescriptivos. En un segundo momento, los textos también fueran tipificado
conforme el tipo de aprendizaje histórica asumido por sus escritores, siendo
ellos:1.Tradicional;2.Operacional;3.Narrativos. Por fin, se construyó un acervo con los trabajos.