Diagnóstico da qualidade da infra-estrutura urbana a partir da interação dos sitemas de transporte

Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Salvador, Liliana Cristina Cruz
Flores, Noé Villegas
Santos, Ana Carolina Parapinski dos
Urazán Bonells, Carlos Felipe

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista Brasileira de Iniciação Científica

Resumo

A política publica de desenvolvimento da infraestrutura permite desenhar estratégias de mobilidade nos centros urbanos. O estudo se centra em caracterizar e diagnosticar a qualidade da mobilidade segundo a interação da infra-estrutura e dos modos de transporte. Fez-se a analise de dez avenidas, refletindo uma grande necessidade de atuação nos diversos indicadores, isto é frequência da oferta do transporte público e melhoras na interação dos modos de mobilidade urbana.
The public policies of infrastructure development allow the design of mobility strategies in urban centers. The study focuses on characterizing and assessment the quality of mobility through the interaction of infrastructure and modes of transport. Ten roads corridors were analyzed, reflecting a prevailing need for actions in different indicators such as “frequency of public transport offer” and “improvements in the interaction of urban mobility modes”.
Las políticas públicas de desarrollo de infraestructura permiten diseñar estrategias de movilidad en centros urbanos. El estudio se centra en caracterizar y diagnosticar la calidad de movilidad por medio de la interacción de la infraestructura y los modos de transporte. Se han analizado diez corredores viales, reflejando una imperante necesidad de actuaciones en distintos indicadores como son “frecuencia de oferta de transporte público” y “mejoras en la interacción de los modos de movilidad urbana”.

Descrição

Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.

Palavras-chave

Mobilidade urbana - Avaliação, Qualidade da insfra-estrutura, Metodologia multicriterio

Citação

SALVADOR, Liliana Cristina Cruz; FLORES, Noé Villegas; SANTOS, Ana Carolina Parapinski dos; URAZÁN BONELLS, Carlos Felipe. Diagnóstico da qualidade da infra-estrutura urbana a partir da interação dos sitemas de transporte. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 39-61, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1211>.