Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLavorenti, Camila do Amaral
dc.contributor.authorCortez, Mariana
dc.date.accessioned2020-05-14T14:25:03Z
dc.date.available2020-05-14T14:25:03Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationLAVORENTI, Camila do Amaral; CORTEZ, Mariana. O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 161-183, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1206>.
dc.identifier.issnISSN: 2359-232x
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5805
dc.descriptionEste número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.pt_BR
dc.description.abstractAprender uma nova língua significa descobrir um diferente mundo, pois uma nova cultura é transmitida neste processo. Com este trabalho analisamos possíveis preconceitos e estereótipos registrados nos livros de LPE/ELE, analisando suas imagens e questionar criticamente como estes materiais didáticos apresentam-se ao mundo, pois tendem a ser a “porta de entrada” dos países a diferentes pessoas de diversas nacionalidades. Elegemos os livros “FLE”, de Lima e Iunes e “Síntesis”, de Martin. Nosso referencial teórico circula por Mendonça (2014) por refletir a formação de professores latinos, Amossy (2003) sua análise de estereótipos e, Leffa (2014) com discussões sobre ensino de línguas.pt_BR
dc.description.abstractLearn a new language means to discover a diferent world, because a new culture is diffused through this process. This work analyze the possibility of prejudices and stereotypes in the textbooks, analyzing their images and questioning how those didactical books show themselves to the world, because as usually, they are an “front door” of these countries to diferent people. We choose the books “FLE”, by Lima and “Síntesis”, by Martin. Our theoretical reference are based on Medonça (2014), with a reflection on the formation of Latin teachers, Amossy (2003) with your analisis of stereotypes and, Leffa (2014) discussing teaching languages.
dc.description.abstractAprender una nueva lengua significa descubrir un mundo distinto, pues una nueva cultura se transmite en este proceso. Este trabajo analiza posibles preconceptos y estereotipos registrados en libros de LPE / ELE, verificando sus imágenes y mirando críticamente cómo estos materiales didácticos presentanse al mundo, pues son "puerta de entrada" de los países, personas de distintas nacionalidades . Elegimos los libros "FLE", de Lima e Iunes y "Síntesis", de Martin. Nuestro referencial teórico pasa por Mendonça (2014) por reflejar la formación de profesores latinos, Amossy (2003) su análisis de estereotipos y, Leffa (2014) con discusiones sobre enseñanza de lenguas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPreconceitos e estereótipospt_BR
dc.titleO material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipospt_BR
dc.title.alternativeDidact material of SLF/PLF: discussing prejudice and stereotypespt_BR
dc.title.alternativeEl material didactico de ELE/PLE: discutindo prejuicios y estereotipospt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples