Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos

Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Leite, Mônica Regina Vieira
Gatti, Sandra Regina Teodoro
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Even3; NuDDEQ-UNILA

Resumo

A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor mediador será decisiva nos resultados das atividades

Descrição

Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)

Palavras-chave

Historiografia, Histórias em Quadrinhos

Citação