dc.contributor.author | Amorín, Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T16:58:08Z | |
dc.date.available | 2020-04-16T16:58:08Z | |
dc.date.issued | 2019-09-04 | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5729 | |
dc.description | O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in-
ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para
divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a
cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do
MERCOSUL.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra-
ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni-
versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru-
guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos
e Investigações em Educação Superior.
O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro
do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal
do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra-
ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e
educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver-
ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro-
misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo, relatar la experiencia que se desarrolló entre 2014 y 2018 en el
Laboratorio de vidrio del Área Tecnológica de la Escuela Universitaria Centro de Diseño (EUCD) de
la Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo del Uruguay (FADU). De este modo presentar la
relevancia académica de las trayectorias estudiantiles internacionales, las competencias sociales
y culturales que los estudiantes despliegan al elegir el espacio de diseño en vidrio. El laboratorio
con esa relatoría expone el proceso de internacionalización de la educación superior universitaria
como el proceso de integrar la dimensión, intercultural entre los objetivos, donde las integralidad
de funciones, enseñanza, extensión e investigación, son un factor esencial para la mejora de la
calidad de la educación superior, hacia una sociedad del conocimiento que propicie un modelo de
desarrollo innovador y sustentable. Fernández (2016) afirma que Knight (2008) promueve desde
hace unos años nuevas forma de pensar la internacionalización, manifiesta que exige más que
interacción cultural entre grupos locales y extranjeros, supone cambios en planes de estudios,
procesos de enseñanza-aprendizaje, actividades, de investigación y académicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA
Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA
Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | spa | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Laboratorio de Vidrio | pt_BR |
dc.subject | Estudiantes de internacionales | pt_BR |
dc.title | Laboratorio de Vidrio como espacio integral e intercultural para estudiantes internacionales de grado | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |