Uma trajetória de estudos sobre internacionalização da educação superior e o GEU-UTFPR: uma cartografia do nós ao nosotros

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Data

2019-09-04

Autores

Rubin-Olivieira, Marlize
Pezarico, Giovanna
Peloso, Franciele Clara
Mazzetti, Antonio Carlos
Farias, Nilson de

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Editor

Resumo

O resumo objetiva relatar a experiência do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, no contexto de sua trajetória de estudos sobre a Internacionalização da Educação Superior (ES). O relato se justifica pela intencionalidade de reflexionar, a partir de uma abordagem cartográfica, movimentos e dinâmicas que repercutiram na consolidação de um marco teórico sobre a temática da internacionalização e de um Grupo de Pesquisa ligado a uma Rede de Pesquisadores com sua gênese na Universidade Federal do Rio Grande do Sul criada em 1995. O caráter cartográfico é compreendido como “estratégia de análise crítica e ação política. O olhar crítico que acompanha e descreve relações, trajetórias, formações rizomáticas, a composição de dispositivos, apontando linhas de fuga, ruptura e resistência” (1). É importante considerar que a construção de tal cartografia pressupõe uma relação tempo-espaço, não linear, não provável (2). Entretanto, compreendemos nossa trajetória em três momentos distintos: a expansão da ES; a transição da expansão rumo à internacionalização da ES; e a internacionalização ressignificada pelos constructos da denominada universidade de classe mundial e seus tensionamentos entre o local/global. Os primeiros resultados dos estudos do Grupo, publicados no início dos anos 2000, foram motivados pelo processo crescente da expansão da ES no contexto brasileiro. Após uma série de estudos que contemplaram análises de políticas públicas, trajetórias institucionais e implicações da expansão, o Grupo construiu sínteses importantes para a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento regional em diálogo com a ES. O processo de expansão foi identificado a partir de três frentes principais: a verticalização do ensino médio para o superior - conduzida especialmente pelas escolas particulares; a iniciativa de grupos empresariais que perceberam um nicho de mercado e, a terceira frente, ainda que minoritária mas representativa, a expansão orientada a partir da via pública. Passada uma década, os movimentos de expansão da ES, seja no âmbito brasileiro ou global, ganharam outros contornos, delineados agora pelos processos de internacionalização que repercutiram em outra cartografia. No bojo do contexto globalizante e globalizado, debruçar-se sobre a ES requer ultrapassar as conhecidas fronteiras e soberanias estabelecidas pelo Estado, mas por outras perspectivas e racionalidades, fundamentadas no conhecimento como capital e na relação de (re) produção de centros e periferias locais e globais a partir da produção do conhecimento científico.

Descrição

O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.

Palavras-chave

Internacionalização, Educação superior

Citação

CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil