Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCota, Debora
dc.contributor.authorMagalhães, Vinícius Eustáquio
dc.date.accessioned2020-03-16T15:43:44Z
dc.date.available2020-03-16T15:43:44Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Vinícius E. Los Chongos de Roa Bastos: identidade e comunidade em contos paraguaios contemporâneos. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5641
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientadora: Profa Dra Debora Cota
dc.description.abstractNesse trabalho a antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) é analisada tendo como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. O hibridismo linguístico em Los Chongos de Roa Bastos, em especial, o uso do yopará e do portunhol, apresenta uma perspectiva de encontro de línguas e culturas e traz a possibilidade de uma reflexão e questionamento sobre identidade, nacionalismo e nação. As identidades oficiais serão problematizadas a partir das teorias de Stuart Hall, enquanto a concepção de “comunidade imaginada” de Benedict Anderson também nos ajuda a esclarecer o uso dessas línguas e sua relação histórica na formação da sociedade paraguaia. O uso dessas línguas são também mecanismos de manifestação literária desses autores que se inserem num novo panorama da literatura no país. A partir de PLÁ (1976) e SUARÉZ (2006) será tratado o histórico e as condições da literatura paraguaia ao longo dos séculos para localizar esses escritores no contexto literário contemporâneo. Roa Bastos que é de uma geração anterior e representante canônico da literatura no país é apresentado na antologia de maneira controversa e é também alvo de discussão.pt_BR
dc.description.abstractEn este trabajo se analiza la antología Los Chongos de Roa Bastos (2011) a partir de los cuentos y textos introductorios del libro. El hibridismo lingüístico en Los Chongos de Roa Bastos, en particular, el uso del yopará y del portunhol, presenta una perspectiva de encuentro de idiomas y culturas y ofrece la posibilidad de reflexión y cuestionamiento sobre la identidad, el nacionalismo y la nación. Las identidades oficiales serán problematizadas desde las teorias de Stuart Hall, mientras que la concepción de Benedict Anderson de "comunidad imaginada" también nos ayuda a aclarar el uso de estos idiomas y su relación histórica en la configuración de la sociedad paraguaya. El uso de estos idiomas también son mecanismos de manifestación literaria de estos autores que se ubican en un nuevo panorama de la literatura en el país. A partir de PLÁ (1976) y SUARÉZ (2006) trataremos la historia y las condiciones de la literatura paraguaya a lo largo de los siglos para ubicar a estos escritores en el contexto literario contemporáneo. Roa Bastos, quien es de una generación anterior y representante canónico de la literatura en el país, se presenta en la antología de manera controvertida y también es tema de discusión.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectParaguaypt_BR
dc.titleLos Chongos de Roa Bastos: indentidade e comunidade em contos Paraguaios contemporâneospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples