Sistema de Maquila no Paraguai: um estudo da relação entre Brasil e Paraguai diante do Sistema de Maquila

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12-06

Autores

Sá, Andréia Silva Cunha de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O seguinte trabalho busca conhecer e revelar a relação entre Brasil e Paraguai diante do Sistema de Maquila. Para isso, o estudo transitará pelo campo histórico, político, diplomático, produtivo e comercial entre esses dois países. A relação entre Brasil e Paraguai se constrói no período colonial, então o contexto histórico do trabalho permitirá ao leitor conhecer o início dessa parceria, percorrendo as relações políticas e produtiva, decisões diplomáticas, ferramentas como a Lei de Maquila que impulsionou o desenvolvimento e do sistema de maquila e atraiu as empresas brasileiras. Documentos como a Lei de Maquila e o Memorando De Entendimento Para Promoção Do Comércio e Do Investimento Entre o Governo do Brasil e o Governo do Paraguai foram analisados e apresentados por meio de texto e tabelas. A origem do conceito de maquila, como funciona o sistema e como foi sua aplicação no Paraguai são definidos no decorrer do texto. Além de uma análise sobre a adesão brasileira ao sistema de maquila paraguaio.
El siguiente trabajo busca conocer y revelar la relación entre Brasil y Paraguay con respecto al Sistema de Maquila. Para esto, el estudio avanzará a través del campo histórico, político, diplomático, productivo y comercial entre estos dos países. La relación entre Brasil y Paraguay se construye en el período colonial, por lo que el contexto histórico del trabajo permitirá al lector conocer el comienzo de esta asociación, pasando por relaciones políticas y productivas, decisiones diplomáticas, herramientas como la Ley de Maquila que impulsó el desarrollo y el sistema. de maquila y atrajo a empresas brasileñas. Documentos como la Ley de Maquila y el Memorando de Entendimiento para el Comercio y la Promoción de la Inversión entre el Gobierno de Brasil y el Gobierno de Paraguay fueron analizados y presentados a través de textos y tablas. El origen del concepto de maquila, cómo funciona el sistema y cómo se aplicó en Paraguay se define en todo el texto. Además de un análisis de la adhesión brasileña al sistema de maquila paraguayo.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração. Orientadora: Profa. Dra. Karen dos Santos Honório.

Palavras-chave

Lei de Maquila, Relação (Brasil e Paraguai), Sistema de Maquila

Citação

SÁ, Andréia Silva Cunha de. ​ Sistema de Maquila no Paraguai​ . Um Estudo da Relação entre Brasil e Paraguai diante do Sistema de Maquila. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.