As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu

Imagem de Miniatura

Data

2020-02-27

Autores

Tomé, Bruna Rafaela Teles

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Bruna Rafaela Teles Tomé

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) narram as experiências deste campo de trabalho e classificam os conflitos cotidianos, procurando observar como se constitui a formação da consciência histórica e de classe. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativa, sobre uma escola localizada em contexto social de vulnerabilidades no município de Foz do Iguaçu. Tem como procedimento metodológico estudo de caso e a coleta dos dados quantitativos e qualitativos realizados por meio de entrevista com os professores, questionários, análise dos documentos oficiais da escola e pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a Educação Histórica como campo científico, como Lee (2006), Rüsen (2007), Schmidt (2005), Sanches (2015), Cainelli (2016) e os pressupostos para educação emancipatória de Paulo Freire (1996)
Este trabajo es el resultado de una investigación del Trabajo de finalización del curso y analiza la percepción de los docentes sobre el trabajo docente en un contexto social de vulnerabilidades. Intentamos comprender cómo los maestros narran las experiencias de este campo de trabajo y clasifican los conflictos cotidianos, buscando observar cómo se constituye la formación de la conciencia histórica y de clase. En este trabajo presentamos algunas reflexiones, a partir de una investigación cualitativa, con una base interpretativa, sobre una escuela ubicada en un contexto social de vulnerabilidades en la ciudad de Foz do Iguaçu. Su procedimiento metodológico es el estudio de casos y la recopilación de datos cuantitativos y cualitativos realizados a través de entrevistas con docentes, cuestionarios, análisis de documentos escolares oficiales e investigación bibliográfica en libros, artículos, tesis y textos de archivos digitales de autores que respaldan La educación histórica como campo científico, como los supuestos de educación emancipadora de Lee (2006), Rüsen (2007), Sanches (2015), Cainelli (2016) y Paulo Freire (1996)

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave

Trabalho docente, Docentes, Contexto social - vulnerabilidades

Citação

TOMÉ, Bruna Rafaela Teles. As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu. 2020. 20 p. Artigo de conclusão de curso ( Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fpz do Iguaçu, 2020