Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeiga, Léia Aparecida
dc.contributor.authorLima, Daniel da Costa
dc.date.accessioned2020-02-05T15:13:57Z
dc.date.available2020-02-05T15:13:57Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.identifier.citationCOSTA, Daniel Lima da. Aulas de geografia e estratégias lúdicas: a voz dos estudantes do ensino médio de uma escola de Foz do Iguaçu. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), Universidade da Integração Latino- Americana, UNILA, Foz do Iguaçu/PR, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5560
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia. Orientadora: Prof. Dra Léia Aparecida Veiga
dc.description.abstractAs estratégias lúdicas podem contribuir na promoção de ambientes prazerosos de aprendizagem em sala de aula e, principalmente, para uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Geografia. Objetiva-se discutir sobre a importância das atividades lúdicas nas aulas de geografia bem como investigar o que pensam os estudantes do ensino médio noturno de uma escola estadual de Foz do Iguaçu sobre atividades lúdicas nas aulas. Para tanto o pesquisador utilizou-se de procedimentos primários (levantamentos de informações juntos aos estudantes por meio de entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e observações diretas em sala de aula) e procedimentos secundários (levantamentos de informações em documentos como a Proposta Pedagógica, livros e trabalhos acadêmicos que tratam da temática ludicidade em sala de aula). Verificou-se que estratégias de ensino pautadas em atividades lúdicas como brincadeiras e jogos, desenhos e músicas, e tantas outras, podem despertam o interesse dos/as estudantes e contribuir para a aprendizagem dos conteúdos em sala de aula de Geografia. Concluiu-se que os estudantes mesmo estando no Ensino Médio sentem faltam de atividades lúdicas em sala de aula e que no decorrer de suas vidas escolares, poucas foram as práticas que envolveram ludicidade.pt_BR
dc.description.abstractPlayful strategies can contribute to the promotion of pleasant learning environments in the classroom and, especially, to a more meaningful learning in Geography classes. The objective is to discuss the importance of playful activities in the geography classes as well as to investigate what the high school night students of a state school in Foz do Iguaçu think about playful activities in the classes. For this purpose, the researcher used primary procedures (information surveys together with the students through semi-structured interviews, application of a questionnaire and direct observations in class) and secondary procedures (information surveys in documents such as the Pedagogical Proposal, books and academic papers dealing with the subject of playfulness in class). It was verified that teaching strategies based on playful activities such as games and games, drawings and music, and many others, can arouse the students' interest and contribute to the learning of contents in the Geography classroom. It was concluded that students, even in high school, feel a lack of playful activities in the classroom and that in the course of their school lives, few practices have involved playfulness.
dc.description.abstractLas estrategias lúdicas pueden contribuir a promover entornos de aprendizaje agradables en el aula y, especialmente, a un aprendizaje más significativo en las clases de Geografía. El objetivo es discutir la importancia de las actividades lúdicas en las clases de geografía, así como investigar lo que piensan los alumnos nocturnos de una escuela estatal de Foz do Iguaçu sobre las actividades lúdicas en las clases. Para ello, el investigador utilizó procedimientos primarios (encuestas de información junto con los estudiantes mediante entrevistas semiestructuradas, aplicación de un cuestionario y observaciones directas en clase) y secundarios (encuestas de información en documentos como la Propuesta Pedagógica, libros y documentos académicos que tratan el tema de la lúdica en clase). Se comprobó que las estrategias de enseñanza basadas en actividades lúdicas, como juegos y juegos, dibujos y música, y muchas otras, pueden despertar el interés de los alumnos y contribuir al aprendizaje de los contenidos en el aula de Geografía. Se llegó a la conclusión de que los estudiantes, incluso en la escuela secundaria, sienten una falta de actividades lúdicas en el aula y que en el curso de su vida escolar, pocas prácticas han implicado el juego.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio) - brincadeiras e jogos
dc.titleAulas de geografia e estratégias lúdicas: a voz dos estudantes do ensino médio de uma escola de Foz do Iguaçupt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples