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dc.contributor.advisorMarinho, Marcelo
dc.contributor.authorZamperon, Simone
dc.date.accessioned2016-06-20T18:36:03Z
dc.date.available2016-06-20T18:36:03Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationZAMPERON, Simone. Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra). 117 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), 2015.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/552
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-americanos. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Marinho. Coorientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria.pt_BR
dc.description.abstractEntre os anos de 1960 e 1980, as ditaduras militares implantadas na América Latina suprimiram as liberdades individuais e instauraram um regime de exceção que muito afetou a produção cultural no continente. Em contrapartida, no teatro e na literatura, vários foram os autores e grupos teatrais que se dedicaram a escrever e levar às ruas e palcos ideias e questionamentos banidos dos meios de comunicação de massa, na educação escolar e universitária. A presente pesquisa é uma análise dos textos dramáticos Gota d’ água (Brasil, 1975, Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes) e Lo crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, de Marco Antonio de la Parra), e das condições contextuais de produção, ambos escritos e encenados durante o período ditatorial no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990). A pesquisa é de caráter bibliográfico, qualitativa e comparatista. Tem como um de seus principais objetivos compreender o processo de criação literária de Chico Buarque, Paulo Pontes e Marco Antonio de la Parra, na condição de intelectuais latino-americanos engajados. Portanto, busca-se identificar as motivações históricas, estéticas e ideológicas que orientaram a produção e a fortuna das peças em análise.pt_BR
dc.description.abstractEntre los años de 1960 y 1980, las Dictaduras Militares implantadas en la América Latina suprimirán las libertades individuales y establecieran un régimen de excepción que mucho afectó la producción cultural en el continente. En contrapartida, en el teatro y en la literatura, varios fueron los autores y grupos teatrales que se dedicaran a escribir y llevar a las calles y escenarios ideales y cuestionamientos banidos de los medios de comunicación de masa, de la educación escolar y universitaria. La presente pesquisa es una análisis de los textos dramáticos Gota d’ água (Brasil, 1975, Chico Buarque de Hollanda y Paulo Pontes) y Lo crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, de Marco Antonio de la Parra), y de las condiciones contextuales de producción, ambos escribidos y escenificados durante el periodo dictatorial en Brasil (1964-1985) y en Chile (1973-1990). La pesquisa es de carácter bibliográfico, cualitativa y comparatista. Tiene como uno de sus principales objetivos comprender el proceso de creación literaria de Chico Buarque, Paulo Pontes y Marco Antonio de la Parra, en la condición de intelectuales latino-americanos comprometidos. Por lo tanto, intenta identificar las motivaciones históricas, estéticas e ideológicas que orientaran la producción y la fortuna de las piezas en análisis.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTeatro de resistênciapt_BR
dc.subjectTexto dramáticopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.titleCenas do teatro de resistência na América Latina: Gota D'Água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e lo Crudo, lo Cocido, lo Podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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