Uso de metodologias ativas de ensino em Instituições de Ensino Superior
Resumo
Esta pesquisa objetiva apresentar e discutir o que são as metodologias ativas no ensino
superior, apresentando suas possibilidades e desafios, bem como qual o papel dos
educadores frente a essa nova metodologia. A ideia surgiu de algumas discussões
realizadas nas aulas de pós graduação em Docência no Ensino Superior, e da própria
experiência em uma aula, onde foi dada a oportunidade de vivenciar como o aluno se
sente antes, durante e no final de uma aula aplicada através de uma metodologia ativa. O
problema que norteia a pesquisa é Como trabalhar as metodologias ativas nos cursos de
Ensino Superior nas cidades de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. A pesquisa
apresenta também algumas sugestões de métodos utilizados na aprendizagem ativa,
como a sala de aula invertida e os trabalhos em grupos. Visa o uso de tecnologias como
aliadas para o desenvolvimento de muitas habilidades dos alunos. Conclui-se a
importância do uso de metodologias ativas, tendo o aluno como protagonista do
conhecimento, e o professor como facilitador da aprendizagem