SEUNI - Artigos científicos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-38 of 38
-
Bonjour Foz do Iguaçu!
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ... -
Realidade y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)El proyecto realidades y representaciones en los manuales de ELE: análisis y propuestas didácticas está orientando a la discusión de temas relacionaos a los conceptos de lengua y cultura, a la enseñanza de estos elementos, ... -
Educação para a Integração
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da popuação de Foz do Iguaçu. -
Ciencioteca: experiência faz Ciência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo básico de ensino fundamental e médio é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. O ensino tradicional, ou aula expositiva, muitas vezes estabelece somente ... -
Educação para a integração
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da população de Foz do Iguaçu. O ... -
As TIC e sua relação com a leitura, a oralidade e a escrita
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Este trabalho tratou sobre o estudo dos fatores intervenientes no processo de utilização das TIC em atividades de aprendizagem em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto ... -
Integrando la triple frontera en la escuela: ajedrez y filosofia en la condición de estrategia de aprendizaje
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)El proyecto se trata de la enseñanza de ajedrez a niños de 10 a 14 años aproximadamente, que han mostrado dificultades de aprendizaje y son parte de los países de la triple frontera, a través de ecuentros semanales o ... -
Culturas guaraníes: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmisión de saberes
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Desde os primeiros maomentos de convivência na UNILA, em 2011, percebemos o potencial e a riqueza cultural compartilhada por alunos, professores e comunidade em geral. Um dos aspectos mais contundentes desde entorno são ... -
Cursinho Comunitário Ingressa
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O presente trabalho se materializa na constituição de um grupo de universitários responsável pela criação, organização, manutenção e constante avaliação de uma estrutura educacional cujo fim é incrementar em alunos advindos ... -
O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ... -
Projeto de Extensão Universitária Biotecnologia no cotidiano
(PROEX/UNILA, 2013)A biotecnologia compreende a possibilidade do uso dos novos conhecimentos científicos, gerando produtos e processos, a partir das ciências básicas. Os rumos da sociedade dependem de decisões que são embasadas na cultura ... -
Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas ... -
Integração na região fronteiriça Argentina, Brasil e Paraguai: o projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiras (Celpe-Bras)
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2012 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, inicialmente ... -
Língua portuguesa para a UNILA: um relato de experiência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo deste resumo é apresentar um relato de experiência do Curso de português para falantes de outras línguas, no âmbido do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. Este projeto oferece o curso supracitado ... -
Letramento Digital: desafios sociais enfrentandos por estudantes na era da informática
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Este trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma alunos de uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em informática de um colégio da rede estadual de educação do estado do Paraná tiveram contato ... -
Foz Politicando: cidadania em debate na Tríplice Fronteira
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O Programa de Extensão Universitária Foz Politicando tem por objetivo promover uma educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos e cidadãs críticos e conscientes. O projeto consiste na realização de atividades ... -
Verão 2013: análise na reta
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)No meio acadêmico brasileiro percebe-se entre os Institutos de Matemática (IM) das universidades já estabelecidos uma oferta rica e regular de cursos de verão. -
Anais do Seminário de Extensão da UNILA
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Anais do SEUNI apresentou os resultados obtidos durante a vigência dos projetos e programas de Extensão da UNILA, aprovados pelo Edital 01 e 07 de 2012, respectivamente. O Seminário teve uma programação bastante diversificada ...