Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerrario, Marcela Nogueira
dc.contributor.authorBezerra, Alef Christian Aprigio
dc.date.accessioned2020-01-11T02:16:16Z
dc.date.available2020-01-11T02:16:16Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.identifier.citationBEZERRA, Alef Christian Aprigio. ​ A influência da Educação na renda dos brasileiros . 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5425
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento Orientador: Prof. Dra Marcela Nogueira Ferrario
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da educação na renda dos brasileiros no ano de 2018. Para tanto, foram estimadas, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD contínua anual, 2018, equações de salário para o Brasil e também para as cinco regiões , com o intuito de verificar como os diferentes níveis de escolaridade impactam na renda auferida pelos trabalhadores. Os procedimentos realizados para estimação dos retornos a escolaridade foram feitos com base no modelo de dois estágios de Heckman (1974), pois assim é possível corrigir o viés de seleção amostral dos dados utilizados. A primeira etapa consiste na estimação de uma equação de participação no mercado de trabalho e após, a equação de rendimentos com a inclusão da variável lambda, que representa a razão inversa de Mills que tem como objetivo corrigir o viés amostral. Os resultados evidenciam que a educação exerce papel preponderante na determinação dos salários da população brasileira, e mostram a importância da conclusão de cada ciclo de estudo. Além disso, pode-se constatar que a conclusão do ensino superior representa o maior retorno salarial, destacando a sua grande importância. A inclusão de algumas variáveis de controle foram necessárias para a obtenção de resultados mais condizentes com a realidade, dessa forma, foram incluídos as variáveis sexo, para estimar as diferenças salariais entre homens e mulheres; setores de atividade econômica, para verificar as diferenças salariais entre cada um deles, e também uma variável que controla a formalidade no trabalho. Em conclusão, os resultados das equações de rendimentos corroboram que os diferenciais de salários observados no Brasil, estão determinados pelas diferenças de investimento em capital humano, e assim, os retornos da educação no país não são os mesmos para todos os indivíduos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the effects of education on the Brazilians’ income in 2018. To this end, from the National Household Sample Survey continuous data - PNAD, 2018, salary equations for Brazil and also for the five regions were estimated to verify how the different levels of education impact on the income earned by the workers. The procedures performed to estimate the returns to schooling were based on the two-step model of Heckman (1974), as it is possible to correct the sample selection bias of the data used. The first step consists in the estimation of a labor market participation equation and then the income equation with the inclusion of the lambda variable, which represents the inverse Mills ratio that aims to correct the sample selection bias. The results show that education plays a major role in determining the salaries of the Brazilian population, and show the importance of completing each study cycle. In addition, it can be seen that the completion of higher education represents the highest salary return, highlighting its great importance. ​ The inclusion of some control variables were necessary to obtain results more consistent with reality, thus, the variables gender were included to estimate the gender pay gap; economic activity sectors, to verify the wage differences between each one of them, and also a variable that controls the formality in the work. In conclusion, the results of the income equations corroborate that the wage differentials observed in Brazil are determined by the differences in investment in human capital, and thus the returns to education in the country are not the same for all individuals
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo analizar los efectos de la educación en los ingresos de los brasileños en el año 2018. Para este fin, a partir de los datos de la Encuesta Nacional de Muestra de Hogares - PNAD continua anual, 2018, se estimaron las ecuaciones salariales para Brasile también para las cinco regiones, con el fin de verificar cómo los diferentes niveles de educación impactan en los ingresos obtenidos por los trabajadores. Los procedimientos realizados para estimar los retornos a la escolarización se basaron en el modelo de dos etapas de Heckman (1974), ya que es posible corregir el sesgo de selección de muestra de los datos utilizados. El primer paso consiste en la estimación de una ecuación de participación en el mercado laboral y luego la ecuación de ingresos con la inclusión de la variable lambda, que representa la relación inversa de Mills que tiene como objetivo corregir el viés de la muestra. Los resultados muestran que la educación tiene un papel importante en la determinación de los salarios de la población brasileña, y muestran la importancia de completar cada ciclo de estudio. Además, se puede ver que la finalización de la educación superior representa el retorno salarial más alto, destacando su gran importancia. La inclusión de algunas variables de control fue necesaria para obtener resultados más consistentes con la realidad, por lo tanto, se incluyeron las variables de género para estimar la diferencia salarial entre hombres e mujeres; sectores de actividad económica, para verificar las diferencias salariales entre cada uno de ellos, y también una variable que controla la formalidad en el trabajo.En conclusión, los resultados de las ecuaciones de ingresos corroboran que las diferencias salariales observadas en Brasil están determinadas por las diferencias en la inversión en capital humano y, por lo tanto, los retornos a la educación en el país no son los mismos para todas las personas
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação Renda dos Brasileiros (2018)pt_BR
dc.subjectPesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD)
dc.subjectCapital Humano
dc.titleA influência da educação na renda dos brasileirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples