Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Sérgio Pacheco de
dc.contributor.authorGradella, Matheus Henrique Fontes
dc.date.accessioned2019-12-30T16:38:27Z
dc.date.available2019-12-30T16:38:27Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.identifier.citationGRADELLA, Matheus Henrique Fontes. Programa Vida no Trânsito em região de fronteira. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5403
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Pacheco de Oliveira
dc.description.abstractOs Acidentes de Transportes Terrestres (ATTs) e seus respectivos desfechos são atualmente considerados por vários organismos internacionais como à “Epidemia do Século”. Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em 2019, cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes. De acordo com o Ministério de Saúde brasileiro, em 2014, foram registrados 38.651 óbitos e 174.833 internações em nosso Sistema Único de Saúde (SUS), os ATTs correspondem à quinta colocação das principais causas de óbitos. A magnitude do problema fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a OPAS, promovesse em 2011, iniciativas para alertar e apoiar os países para urgência da implementação de política pública para o enfrentamento desta “epidemia”, através de dispositivos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Agenda 2030 (2015) e a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), tendo como meta a redução pela metade, do número de óbitos e lesões causadas no trânsito em todo mundo. O Programa Vida no Trânsito é a denominação, no Brasil, do Projeto Road Safety in Ten Countries (ou “RS-10”), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da OMS e a OPAS. O Brasil foi selecionado pelas suas características continentais e por seus índices alarmantes, mesmo tendo aprovado o melhor código de trânsito do mundo. Em cinco capitais brasileiras de cinco regiões distintas foram implementados os primeiros PVTs e em 2013 o município de Foz do Iguaçu foi contemplado com programa. O presente estudo teve como objetivo descrever e comentar o processo de aplicação e condução do Programa Vida no Trânsito, no município de Foz do Iguaçu/PR, no ano de 2019. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, utilizando a análise de conteúdo como método para reconstruir o contexto histórico do programa no município de Foz do Iguaçu/PR. Os dados foram obtidos através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); Câmara Técnica de Trânsito e a Equipe de Gerenciamento da Base de Dados do PVT/FOZ. Foram analisados aproximadamente 60 registros de atas e outros documentos oficiais de 2015 a 2019 possibilitando a inferência desejada. Os resultados demonstram que o PVT/FOZ vem em crescente expansão; interpretando corretamente a metodologia disposta pelo MS, ainda que sua equipe seja de forma significante reduzida. Nesse sentido, são necessárias a manutenção e a indicação de mais profissionais da área para fortalecimento da equipe intersetorial e multiprofissional, para que, as ações de promoção e prevenção se mantenham; e como resultado, a sensibilização se transforme em hábitos saudáveis no trânsito.pt_BR
dc.description.abstractLand transport accidents (TCA) and their results are currently considered by several international organizations as the "Epidemic of the century". According to the Pan American Health Organization (PAHO), in 2019, about 1.35 million people die each year as a result of accidents. According to the Brazilian Ministry of Health, in 2014 there were 38,651 deaths and 174,833 hospitalizations in our Single Health System (SUS), the TTA or deaths due to external causes correspond to the fifth place of the main causes of death. The magnitude of the problem has led the World Health Organization (WHO) and the PAHO to promote initiatives in 2011 to alert and support countries about the urgent need to implement public policies to address this "epidemic" through devices such as the objectives. Sustainable Development (SDG); The 2030 Agenda (2015) and the Decade of Action for Road Safety (2011-2020), with the objective of halving the number of deaths and injuries due to traffic accidents worldwide. The Life in Traffic Program is the name, in Brazil, of the Road Safety Project in Ten Countries (or "RS-10"), aimed at reducing traffic deaths and injuries in 10 countries, with funds from the Bloomberg Foundation and coordination. WHO and PAHO. Brazil was selected for its continental characteristics and alarming rates, although it approved the best traffic code in the world. In five Brazilian capitals of five different regions the first PVTs were implemented and in 2013 the municipality of Foz do Iguaçu received a program. This study aimed to describe and comment on the process of applying and conducting the Life in Traffic Program, in the municipality of Foz do Iguaçu / PR, in 2019. An exploratory descriptive study was carried out, using content analysis as a method to reconstruct The historical context of the program in the municipality of Foz do Iguaçu / PR. The data was obtained through the Municipal Office of Integrated Management (GGIM); Technical Chamber of Traffic and the PVT / FOZ Database Management Team. Approximately 60 minute records and other official documents from 2015 to 2019 were analyzed, allowing the desired inference. The results show that PVT / FOZ is growing rapidly; correctly interpret the methodology provided by the MS, although its staff is significantly reduced. In this sense, it is necessary to maintain and appoint more professionals in the area to strengthen the intersectoral and multiprofessional team, so that promotion and prevention actions are maintained; and as a result, awareness becomes healthy driving habits
dc.description.abstractAccidentes de transporte terrestre (TCA) y sus resultados son considerados actualmente por varias organizaciones internacionales como la "Epidemia del siglo". Según la Organización Panamericana de la Salud (OPS), en 2019, alrededor de 1,35 millones de personas mueren cada año como resultado de accidentes. Según el Ministerio de Salud de Brasil, en 2014 se registraron 38,651 muertes y 174,833 hospitalizaciones en nuestro Sistema Único de Salud (SUS), los TTA o muertes por causas externas corresponden al quinto lugar de las principales causas de muerte. La magnitud del problema ha llevado a la Organización Mundial de la Salud (OMS) y a la OPS a promover iniciativas en 2011 para alertar y apoyar a los países sobre la urgente necesidad de implementar políticas públicas para abordar esta "epidemia" a través de dispositivos como los Objetivos. Desarrollo Sostenible (ODS); La Agenda 2030 (2015) y el Decenio de Acción para la Seguridad Vial (2011-2020), con el objetivo de reducir a la mitad el número de muertes y lesiones por accidentes de tránsito en todo el mundo. El Programa Vida en el Tráfico es el nombre, en Brasil, del Proyecto de Seguridad Vial en Diez Países (o "RS-10"), destinado a reducir las muertes y lesiones en el tráfico en 10 países, con fondos de la Fundación Bloomberg y coordinación. OMS y OPS. Brasil fue seleccionado por sus características continentales y tasas alarmantes, a pesar de que aprobó el mejor código de tráfico del mundo. En cinco capitales brasileñas de cinco regiones diferentes se implementaron los primeros PVT y en 2013 el municipio de Foz do Iguaçu recibió un programa. Este estudio tuvo como objetivo describir y comentar sobre el proceso de solicitud y conducción del Programa Vida en el Tráfico, en el municipio de Foz do Iguaçu / PR, en 2019. Se realizó un estudio descriptivo exploratorio, utilizando el análisis de contenido como método para reconstruir El contexto histórico del programa en el municipio de Foz do Iguaçu / PR. Los datos se obtuvieron a través de la Oficina Municipal de Gestión Integrada (GGIM); Cámara Técnica de Tráfico y el Equipo de Gestión de Base de Datos PVT / FOZ. Se analizaron aproximadamente 60 registros de minutos y otros documentos oficiales de 2015 a 2019, lo que permite la inferencia deseada. Los resultados muestran que PVT / FOZ está creciendo rápidamente; Interpretar correctamente la metodología proporcionada por la EM, a pesar de que su personal se reduce significativamente. En este sentido, es necesario mantener y nombrar más profesionales en el área para fortalecer el equipo intersectorial y multiprofesional, de modo que se mantengan las acciones de promoción y prevención; y como resultado, la sensibilización se convierte en hábitos saludables de manejo
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPromoção em Saúdept_BR
dc.subjectViolência no Trânsitopt_BR
dc.subjectPrograma Vida no Trânsitopt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titlePrograma vida no trânsito em Região de Fronteirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples