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dc.contributor.advisorSanches, Tiago Costa
dc.contributor.authorPedrozo, João Victor da Silva
dc.date.accessioned2019-12-11T12:48:09Z
dc.date.available2019-12-11T12:48:09Z
dc.date.issued2019-11-23
dc.identifier.citationPEDROZO, João Victor da Silva. Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno. 2019. 26 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5367
dc.descriptionTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
dc.description.abstractDiversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos e a obedecer a uma nova lógica de pensamento. Para fins de análise comparativa, foram escolhidos os casos do Brasil e do Chile. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das diversas reformas no sistema educativo no Brasil e no Chile durante as respectivas ditaduras militares, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida de discussão são as recentes reformas curriculares que vêm acontencendo em ambos os países, que cada vez mais buscam um ensino tecnicista, conservador e de evidente desprezo pelas disciplinas do campo das Ciências Sociais. Deste modo, buscamos compreender as relações entre as polítcas do passado e do presente e de que forma a análise delas pode nos fornecer um prognóstico para a educação brasileira. Na primeira parte do texto tratamos da importância e dos objetivos do ensino de História. Na segunda parte falamos das políticas educacionais em curso, no que podem acarretar a médio e a longo prazo e das transformações no Ensino de História durante os períodos miliares. No tópico de conclusão fazemos uma síntese das situações apresentadas e um exercício de projeção das possíveis consequências que uma educação de mercado e neoliberal pode trazer para o Brasil e de que forma isso se assemelha ao processo ocorrido no Chile e os resultados dele atualmente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectBrasil
dc.subjectChile
dc.subjectEducação
dc.subjectEnsino de História
dc.titleDitadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chilenopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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