Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranzi, Juliana
dc.contributor.advisorSanches, Tiago Costa
dc.contributor.authorStumpf, Pedro Felipe de Souza
dc.date.accessioned2019-12-10T21:19:21Z
dc.date.available2019-12-10T21:19:21Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationSTUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5362
dc.descriptionTrabalho realizado sob orientação da professora Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
dc.description.abstractA atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia latino-americana e da Didática da História. Neste contexto, o presente trabalho assume como suporte teórico as obras de Paulo Freire e os conceitos de Didática da História e consciência histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen. O objetivo que orientou a realização da investigação foi o de identificar e analisar as contribuições de ambos os autores para o ensino de História. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o resultado do trabalho revela que, a despeito de serem teorias cuja gênese encontra-se em campos de conhecimentos distintos, elas possuem certos pontos de aproximação e apresentam grande potencialidade no sentido de aportar para o ensino de História.pt_BR
dc.description.abstractLa situación política actual en Brasil, marcada por una manipulación constante de la información y la distorsión de la enseñanza de la historia, hace explícita la búsqueda necesaria de herramientas de sensibilización a través de una pedagogía y didáctica de la historia latinoamericana. En este contexto, el presente trabajo asume como soporte teórico los trabajos de Paulo Freire y los conceptos de Didáctica de la Historia y conciencia histórica del filósofo e historiador Jorn Rüsen. El objetivo que guió la investigación fue identificar y analizar las contribuciones de ambos autores a la enseñanza de la historia. Basado en una investigación bibliográfica, el resultado del trabajo revela que, a pesar de ser teorías cuya génesis se encuentra en diferentes campos del conocimiento, tienen ciertos puntos de enfoque y tienen una gran potencialidad para contribuir a la enseñanza de la historia
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro
dc.subjectJorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão
dc.titleContribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de Históriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples