Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDiallo, Mamadou Alpha
dc.contributor.authorOliveira, Matheus Alencar Fernandes
dc.date.accessioned2019-12-10T17:55:27Z
dc.date.available2019-12-10T17:55:27Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Alencar Fernandes. Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas. 2019. 17 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5358
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir possibilidades pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 a partir do ensino de ritmos africanos e da diáspora africana da América Latina e Caribe. É tomado como base as reflexões desencadeadas das aulas e oficinas realizadas no projeto de extensão Alafia Erê: Arte e Educação das Culturas Afro-descendentes (2017- 2018) e no projeto de acolhimento estudantil Conhecimento de Orí: ancestralidade e vivências artístico-culturais Negras na América Latina e Caribe (2019) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O texto argumenta que considerando as manifestações culturais musicais africanas como importante estratégia de resistência e continuidade cultural na diáspora africana, o ensino de ritmos africanos pode constituir uma possibilidade pedagógica para a implementação da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRitmos Africanos
dc.subjectLei 10.639/03
dc.titleAprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples