Da Reforma do Ensino Médio às possibilidades da Educação Pupular: caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médio
Resumo
Recentemente, no breve governo Temer, foram aprovadas a Reforma do Ensino Médio brasileiro e a Base Nacional Curricular Comum. Estas medidas fazem parte do avanço da agenda neoliberal e a educação é um campo importante para o estabelecimento deste domínio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artigo tem como objetivo a análise dos possíveis efeitos desta reforma recortando através da tensão entre trabalho intelectual e trabalho manual partindo da abordagem marxista e, em seguida, apresentar caminhos para a construção de uma contraproposta a este Novo Ensino Médio. Através do resgate histórico de experiências da educação popular, apresentamos uma perspectiva de transformação educacional através da cultura junto a princípios pedagógicos para uma educação contra-hegemônica que importe América Latina. Recientemente, en el breve gobierno de Temer, se aprobaron la Reforma de la Escuela
Secundaria de Brasil y la Base de Currículo Común Nacional. Estas medidas son parte del avance
de la agenda neoliberal y la educación es un campo importante para el establecimiento de este
dominio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artículo tiene como objetivo analizar los posibles
efectos de esta reforma y luego presentar formas de construir una contrapropuesta a esta nueva
escuela secundaria. A través del rescate histórico de experiencias de educación popular,
presentamos una perspectiva de transformación educativa a través de la cultura junto con principios
pedagógicos para una educación contrahegemónica que es importante en América Latina