Diversidade na Fronteira: Um Olhar a Partir das Formas de Acolhimento e Avaliação dos Alunos Estrangeiros nas Escolas Públicas Municipais Iguaçuenses

Resumo

Esta pesquisa se propõe a dialogar sobre o processo de atendimento ao aluno estrangeiro nas escolas brasileiras, em especial em municípios de fronteira, a partir da realidade das escolas públicas municipais de Foz do Iguaçu - PR, buscando analisar sobre o acolhimento e a avaliação inicial diagnóstica que define a seriação na qual esse aluno é inserido ao chegar na escola em busca de matrícula, além de uma reflexão sobre a educação inclusiva abranger o atendimento ao aluno imigrante e necessidade de criação de políticas públicas educacionais que tenham como foco o atendimento ao aluno estrangeiro, principalmente em regiões de fronteira. A temática a ser apresentada e dialogada neste estudo está relacionada à educação escolar, tendo eixo norteador o atendimento ao aluno estrangeiro em município de fronteira. O público-alvo são os alunos das séries iniciais do ensino fundamental que chegam de outros países em busca de vaga na escola pública. A análise demonstra, entre outras questões os reflexos do território transfronteiriço, as territorialidades na vida dos alunos estrangeiros e suas famílias, com destaque para o processo de recepção, acolhimento, avaliação escolar e acompanhamento pedagógico desses alunos, chegando à discussão da formação de professores e a importância de um protocolo de atendimento que oriente a scola sobre como proceder na recepção do aluno estrangeiro e sua família quando da chegada em busca de vaga na escola. Para análise dos dados, empreendeu-se o método de análise de conteúdo a partir das entrevistas com membros da secretaria municipal de educação de Foz do Iguaçu – SMED, professores, secretários, diretora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal João da Costa Viana no mesmo município. Desta análise surgiram 5 subcategorias: 1) A Importância da Avaliação; 2) A Avaliação Escolar e seus Atores; 3) A Legislação sobre Avaliação no Brasil; 4) A Avaliação e Inclusão de Alunos Estrangeiros no Brasil e 5) Modelos de Acolhimento, Matrícula e Avaliação Diagnóstica para Fins de Seriação Aplicados a Alunos Estrangeiros no Brasil. Os resultados deste estudo nos apresentaram que as escolas municipais de Foz do Iguaçu não estão preparadas para atender aos alunos estrangeiros, porém percebeu-se através dos relatos que a prefeitura de Foz do Iguaçu e a SMED, através de parcerias com as universidades locais têm traçado metas em busca de minimizar as dificuldades enfrentadas no atendimento ao aluno estrangeiro e sua família. Ainda há muito o que percorrer nesse sentido, mas perceber que existe a necessidade de se pensar em políticas que orientem o atendimento desses alunos e suas famílias já é um início desse longo caminho a ser percorrido.
This research aims to discuss the process of care for foreign students in Brazilian schools, especially in border municipalities, from the reality of municipal public schools in Foz do Iguaçu - PR, seeking to analyze the reception and the initial diagnostic evaluation. which defines the grade in which this student is inserted upon arriving at school in search of enrollment, as well as a reflection on inclusive education encompassing the care of immigrant students and the need to create educational public policies that focus on the care of foreign students, mainly in border regions. The theme to be presented and dialogued in this study is related to school education, having as guiding axis the service to foreign students in a border municipality. The target audience is students in the early grades of elementary school who come from other countries looking for a place in the public school. The analysis demonstrates, among other issues, the reflections of the transboundary territory, the territorialities in the lives of foreign students and their families, highlighting the process of reception, reception, school evaluation and pedagogical accompaniment of these students, reaching the discussion of teacher education and the importance of a service protocol that guides the school on how to proceed to the reception of the foreign student and his / her family upon arrival in search of a place at school. For data analysis, the method of content analysis was undertaken from interviews with members of the municipal education department of Foz do Iguaçu - SMED, teachers, secretaries, principal and pedagogical coordinator of João da Costa Viana Municipal School in the same municipality. From this analysis emerged 5 subcategories: 1) The Importance of Evaluation; 2) School Evaluation and its Actors; 3) The Evaluation Legislation in Brazil; 4) The Evaluation and Inclusion of Foreign Students in Brazil and 5) Models of Reception, Registration and Diagnostic Evaluation for Serial Purposes Applied to Foreign Students in Brazil. The results of this study showed us that the municipal schools of Foz do Iguaçu are not prepared to serve foreign students, but it was clear from the reports that the municipality of Foz do Iguaçu and SMED, through partnerships with local universities have been drawing goals in order to minimize the difficulties faced in serving the foreign student and his family. There is still much to go in this direction, but realizing that there is a need to think about policies that guide the care of these students and their families is already a start of this long way to go

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Orientadora: Profa. Dra. Silvia Lima de Aquino e Coorientadora: Profa. Dra. Francisca Paula Soares Maia

Palavras-chave

Escolas - Foz do Iguaçu, Estudantes estrangeiros, Imigrantes, Avaliação educacional

Citação

FREITAS, Elaine Cristina Cardoso. Diversidade na Fronteira: Um Olhar a Partir das Formas de Acolhimento e Avaliação dos Alunos Estrangeiros nas Escolas Públicas Municipais Iguaçuenses. 2019. 150 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019