Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSevero, Luciano Wexell
dc.contributor.authorSantana, Claudio Magalhães
dc.date.accessioned2019-10-22T19:54:58Z
dc.date.available2019-10-22T19:54:58Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSANTANA, Claudio Magalhães. A Estratégia Regional de Integração Argentino- Brasileira: O Cargueiro KC-390 e a Colaboração Aeronáutica. 2018. 58 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5202
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Dr. Luciano Wexell Severopt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta um exemplo de integração produtiva industrial realizado entre Brasil e Argentina. Em um contexto de relativa tradição da região sul-americana em exportar bens de menor valor agregado, o projeto de produção conjunta do cargueiro KC-390 para consumo interno e exportação é um exemplo bem-sucedido de diversificação da pauta de exportação de ambos os países. O objetivo é demonstrar que a produção conjunta pode beneficiar tanto a Argentina, através da redução/erradicação do déficit estrutural histórico do país no setor aeronáutico, como o Brasil, por meio da incorporação tecnológica, redução de custos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e produção de bens com maior valor agregado. Para alcançar esse objetivo, partimos de um breve histórico sobre as relações bilaterais entre Brasil e Argentina, especificamente nos setores aeronáuticos dos dois países. A partir desse histórico, analisamos as balanças comerciais de ambos os países destacando os benefícios mútuos da produção conjunta. Este trabalho se fundamenta numa linha de argumentação consagrada na América do Sul, que sugere que o continente se inseriu no sistema econômico interestatal exportando bens básicos, sendo este um dos empecilhos ao pleno desenvolvimento da região. Por outro lado, concordamos também com autores que sustentam a tese de que os Estados-Nação modernos são eternos concorrentes por maiores graus de hegemonia. Esses autores propõem que haveria um binômio para o desenvolvimento: autonomia externa e desenvolvimento interno. Nosso trabalho tenta, então, identificar aspectos complementares entre essas duas bases teóricas. Os resultados alcançados pela pesquisa atestaram que o setor aeronáutico brasileiro é superavitário e que foi capaz de internalizar maiores parcelas da produção do cargueiro KC-390. Essas etapas também detêm maior complexidade tecnológica. O setor aeronáutico argentino, por sua vez, foi capaz de amenizar os déficits estruturais no comércio internacional associando-se ao Brasil para produção do KC-390 e fornecimento de partes da aeronave. Dessa forma podemos interpretar que a cooperação entre os setores aeronáuticos dos dois países foi virtuosa do ponto de vista tecnológico, econômico e político.pt_BR
dc.description.abstractEl trabajo presenta un ejemplo de integración productiva industrial realizado entre Brasil y Argentina. En un contexto de relativa tradición de la región sudamericana en exportar bienes de menor valor agregado, el proyecto de producción conjunta del carguero KC-390 para el consumo interno y exportación es un ejemplo exitoso de diversificación de la agenda de exportaciones de ambos los países. El objetivo es demostrar que la producción conjunta puede beneficiar tanto la Argentina, a través de la reducción/eliminación del déficit estructural histórico del país en el sector aeronáutico argentino, como Brasil, por medio de la incorporación tecnológica, reducción de costos en la investigación y desarrollo (I&D) y la producción de bienes con mayor valor agregado. Para lograr ese objetivo, partimos de un breve recorrido histórico sobre las relaciones bilaterales entre Brasil y Argentina, en específico en los sectores aeronáuticos de los dos países. A partir de ese recorrido, analizamos las balanzas comerciales de ambos países poniendo de relieve los beneficios mutuos de la producción conjunta. Este trabajo se basa en una línea argumentación consagrada en América del Sur, que plantea que el continente se incorporó al sistema económico interestatal exportando bienes básicos, lo que sería un obstáculo al pleno desarrollo de la región. Por otro lado, coincidimos también con autores que sostienen la tesis de que los Estados-nación modernos son eternos competidores por mayores niveles de hegemonía. Esos autores proponen que habría un binomio para el desarrollo: la autonomía externa y el desarrollo interno. Nuestro trabajo trata, entonces, de identificar aspectos complementarios entre esas dos bases teóricas. Los resultados alcanzados por la investigación demostraron que el sector aeronáutico brasileño es superavitario y ha sido capaz de internalizar más parcelas de producción del carguero KC-390. Esas etapas también detienen mayor complejidad tecnológica. El sector aeronáutico argentino, por su parte, ha sido capaz de mitigar los déficits estructurales en el comercio internacional al asociarse a Brasil para la producción del KC-390 y el suministro de partes de la aeronave. De esa forma pudimos interpretar que la cooperación entre los sectores aeronáuticos de los países ha sido virtuosa desde un punto de vista tecnológico, económico y político
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCargueiro KC-390pt_BR
dc.subjectSetor Aeronáutico (Argentina e Brasil)
dc.subjectMercado Comum do Sul (MERCOSUL)
dc.titleA Estratégia Regional de Integração Argentino-Brasileira – O Cargueiro KC-390 e a Colaboração Aeronáuticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples