Liberdade de Expressão e o Caso Charlie Hebdo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-26

Autores

Silva, Leilane de Cássia Madureira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Com respaldo no âmbito internacional, a liberdade de expressão é uma temática polêmica que aguça reflexões e discussões. Pautado no caso Charlie Hebdo, o presente artigo apresenta a premissa do direito à liberdade de expressão e traz a hipótese dos excessos comunicativos que ferem esferas das relações interpessoais, afetam as relações internacionais e a segurança internacional. Além disso, o estudo levanta a hipótese de que os Estados, baseados na premissa da liberdade de expressão, tendem a desenvolver ações que viabilizem medidas restritivas ou ofensivas pautadas em questões como a segurança nacional e internacional Disso podem decorrer investimentos na proteção do território, do status social e economia nacional, questões ligadas diretamente aos eventos migratórios e à soberania.

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização de Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave

Jornal Charlie Hebdo, Imprensa - iberdade de expressão, França

Citação

SILVA, Leilane de Cássia Madureira. Liberdade de Expressão e o Caso Charlie Hebdo. 16p. Artigo de Especialiazação (Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019