Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
Resumo
Na atualidade, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs) se tornaram essenciais para
as mais diversas áreas da sociedade, inclusive para a educação. As TCDs possibilitam o
acesso à numerosas ferramentas e recursos que podem ser utilizados para a construção
do conhecimento, tanto pelos professores como por aqueles que desejam aprender de
forma autônoma e, assim, elas ampliam as possibilidades de ensino/aprendizagem. Apesar
dessa potencial revolução no fazer pedagógico, muitos docentes relutam ou apresentam
dificuldades em incorporar os progressos tecnológicos digitais no meio educativo. Para o
amplo aproveitamento das TCDs, o educador precisa conhecer, selecionar e utilizar os
recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, definir objetivos para o uso dessas ferramentas
em sala de aula de uma forma crítica e criativa. Sendo assim, o presente trabalho teve por
objetivo verificar se as atividades e os recursos tecnológicos presentes no site “Aprender
Español” podem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de espanhol como língua
adicional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento
bibliográfico, de modo a discorrer sobre as TCDs na educação e uma investigação no
próprio site selecionado. Apesar de apresentar alguns pontos questionáveis, o site
analisado possui diversas atividades e recursos que podem ser utilizados pelo professor
para trazer mais ludicidade à aula e para favorecer o aprendizado autônomo daqueles que
desejam aprender. Nowadays, the Technologies of Digital Communication (TDC) became essential to the most
diverse areas of society, including education. The TDCs allow the access to multiple tools
and resources that can be used, for the knowledge construction, by the teacher and by those
who desire to autonomously learn. Therefore, TDCs increase the possibilities of
lecturing/learning. Despite the potential of revolutionize the pedagogy, many lecturers are
reluctant - or find it difficult - about incorporating the technological progresses in the
educational environment. To provide a full exploitation of TDCs, the educator needs to know
how to manage the available resources and, concurrently, define objectives for the
application of these tools at classroom in a critical way. Therefore, the present work had by
objective verify whether the activities and the technological resources available on the
website “Aprender Español” can help the processes of teaching and learning Spanish as an
additional language. For this purpose, it was made an exploratory research with
bibliographic gathering, in order to discuss about TDCs on education and an investigation
on the selected website. Even though the presence of some questionable points, this site
exhibits many activities and resources that can be used by the teacher to bring more
playfulness to the classes and to benefit the learning process of the students En la actualidad, las Tecnologías de Comunicación Digital (TCDs) se tornaron
esenciales para las más diversas áreas de la sociedad, incluso para la educación. Las
TCDs posibilitan el acceso a numerosas herramientas y recursos que pueden ser
utilizados para la construcción del conocimiento, tanto por los profesores como por
aquellos que desean aprender de forma autónoma y, así, ellas amplían las
posibilidades de enseñanza/aprendizaje. A pesar de esa potencial revolución en el
hacer pedagógico, muchos docentes reluchan – o presentan dificultades – en
incorporar los progresos tecnológicos digitales en el medio educativo. Para el amplio
aprovechamiento de las TCDs, el educador necesita saber utilizar los recursos
disponibles y, a la vez, definir objetivos para el uso de esas herramientas en el aula
de una forma crítica. Así, el presente trabajo tuvo por objetivo verificar si las
actividades y los recursos tecnológicos presentes en el sitio web “Aprender Español”
pueden auxiliar los procesos de enseñanza y aprendizaje de Español como Lengua
Adicional. Para tanto, se realizó una investigación exploratoria con levantamiento
bibliográfico, de modo a discurrir sobre las TCDs en la educación y una investigación
en la propia página web seleccionada. A pesar de presentar algunos puntos
cuestionables, el sitio web analizado posee diversas actividades y recursos que
pueden ser utilizados por el profesor para traer más ludicidad a la clase y para
favorecer el aprendizaje autónomo de aquellos que desean aprender