A memorização no sistema educacional no Haiti como forma de colonização: uma análise na perspectiva crítica
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise ao respeito da memorização enquanto prática pedagógica no sistema educacional no Haiti. O objetivo é dar uma interpretação às relações sociais de domínio de classe por meio das práticas pedagógicas a partir de uma análise sociológica. O estudo analisa a educação enquanto fenômeno social resultante nas trocas de informação e de experiência. Como fenômeno social, ela pretende estabelecer os padrões sociais como mecanismo de controle e de (re) produção de desigualdades sociais enquanto aparato de dominação das classes dominantes. Como grupo dominante, a oligarquia haitiana decide quais as práticas necessárias capazes de refletir seus interesses para manter sua hegemonia de classe. De acordo a esses interesses, a memorização é útil porque ela permite a compreenção superficial da realidade além da obediência que ela impõe. Essa situação instaulou-se ao longo do período colonial tanto nas últimas décadas. A formação das escolas no Haiti deixa entender como as oligarquias nacionais consolidam seu poder de domínio. A memorização constitui o terreno fértil para dar continuidade a esse domínio enquanto ela permea como prática pedagógica, dificulta a libertação. Neste cenário, é preciso de uma pedagogia crítica para se libertar. This paper aims an analysis with regards to memorization as a pedagogical practice in the
educational system in Haiti. The purpose is to give an interpretation to the social relations
of class domain through pedagogical practices from a sociological analysis. The study
analyzes education as a social phenomenon resulting in the exchange of information and
experience. As a social phenomenon, it intends to establish social patterns as a mechanism
of control and (re) production of social inequalities as an apparatus of domination of the
ruling classes. As a dominant group, the Haitian oligarchy decides what practices are
necessary to reflect its interests to maintain its class hegemony. According to these
interests, memorization is useful because it allows the superficial understanding of reality
beyond obedience that it imposes. This situation has settled during the colonial period as
such as in the last decades. The formation of schools in Haiti shows how national
oligarchies consolidate their power to dominate. Memorization is the fertile ground to
maintain this domain, while it permeates difficult liberation as pedagogical practice. In
this scenario, it needs a critical pedagogy to get liberat Le présent travail propose une analise par rapport à la mémorisation étant une pratique
pédagogique dans le système éducationnel en Haïti. L`objectif c`est d`offrir une
interprétation aux rapports sociaux de domination de par les pratiques pédagogiques a
partir d`une analise sociologique. L`étude analise l`éducation étant un phénomène social
résultant d`échange d`information et d`expérience. Étant un phénomène social, elle
prétend établir les patrons sociaux comme mécanisme de contrôle et de (re) production
des inégalités sociales comme appareil des classes dominantes. Entant que groupe
dominant, l`oligarchie haïtienne décide quelles sont les pratiques capables de refléter ses
intérêts afin de maintenir son hégémonie de classe. Selon ces intérêts, la mémorisation
sert comme instrument; car elle permet la compréhension superficielle de la réalité, en
plus de la question d`obéissance qu`elle impose. Cette situation s`installe tout au long de
la période coloniale tant aux dernières décennies. La formation des écoles en Haïti laisse
entendre comment les oligarchies nationales consolident leur pouvoir de domination.
Étant donné que la mémorisation constitue un terrain fertile pour donner continuité a cette
domination pendant qu`elle imprègne comme pratique pédagogique, rend difficile la
libération. En ce sens, il est nécessaire une pédagogie critique afin de s`en libérer Travay sa-a pwopoze ofri yon analiz sou kesyon memorizasyon-an nan peyi d`Ayiti.
Objektif li se entèprete relasyon sosyal de dominasyon nan sa ki gen rapò ak pratik
pedaggojik pa yon analiz sosiolojik. Etid sa-a analize edikasyon kòm yon fenomèn sosyal
ki sòti nan echanj de enfòmasyon ak eksperyans. Plis ke se yon fenomèn sosyal, li pretann
etabli patwon sosyal yo kòm mekanism de kontwòl e repwodiksyon inegalite sosyal kòm
zouti klas dominan yo. Antan ke gwoup dominan, oligachi ayisyèn lan deside ki mòd de
pratik ki kapab reflete intrè-l, yon fason pou kenbe egemoni de klas. Selon enterè say o-a,
memorizasyon-an sèvi kòm enstriman paske li pèmèt konpreansyon sipèsyèl realite-a, e
menm nan kesyon obeyisans ke-l empoze. Sitiasyon sa-a enstale pandan tout period
kolonya-la e menm nan dènye deseni sa-yo. Kidonk, fòmasyon lekòl nan peyi d`Ayiti fè
komprann kijan oligachi nasyonal-la konsolide pouvwa de dominasyon-l. Kòm
memorizasyon se yon zouti fètil pou bay kontinite a dominasyon sa-a pandan li kenbe
mòd de pratik pedagojik, li rann difisil liberasyon-an. Nan lòt mo, se yon necesitye pou
yon pedagoji kitik pou liberasyon