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dc.contributor.advisorMäder, Maria Elisa Noronha de Sá
dc.contributor.authorAraujo, Viviane da Silva
dc.date.accessioned2019-05-17T16:46:23Z
dc.date.available2019-05-17T16:46:23Z
dc.date.issued2013-09-20
dc.identifier.citationARAUJO, Viviane da Silva. Fragmentos urbanos da modernidade: a fotografia em Buenos Aires e Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX. Rio de Janeiro, 2013. 208 F. Tese de Doutorado (Departamento de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4995
dc.descriptionTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em História. Orientadora: Profa. Maria Elisa Noronha de Sá Mäder
dc.description.abstractAs intensas transformações ocorridas nas cidades de Buenos Aires e do Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX foram temas para as lentes de diversos fotógrafos. Ainda que estes procurassem captar do modo mais fiel e exato possível as realidades observadas, suas produções sempre jogavam com a ambivalência entre registrar e interpretar. Com isso, criavam imagens que não só refletiam, mas elaboravam novas formas de imaginar, ver e sentir aquelas cidades que se alteravam rapidamente, frutos de um tempo que parecia cada vez mais veloz. O objetivo da presente tese é analisar as maneiras pelas quais a fotografia elaborou apreensões sobre essa mesma modernidade urbana que a criou, por meio de fragmentos que construíam uma espécie de álbum do desenvolvimento das cidades. Analisando o Rio de Janeiro e Buenos Aires comparativamente, busco compreender como a fotografia funcionava, ao mesmo tempo, como meio de eternizar o novo que surgia e o velho que desaparecia, comportando em si própria uma tensão temporal, ao lidar com permanências, rupturas e transformações tanto nos espaços físicos da urbe quanto nos costumes e formas de utilização desses espaços pelos citadinos.pt_BR
dc.description.abstractThe intense changes that occurred in the cities of Buenos Aires and Rio de Janeiro in the passage from nineteenth to twentieth centuries were theme to the lenses of many photographers. Although they sought to capture in the most faithful and accurate possible way the observed realities, their productions always played with the ambivalence between record and interpret. With this, they created images that not only reflected but elaborated new ways of imagining, seeing and feeling those cities that are altered rapidly, creations of a time that seemed increasingly faster. The aim of this thesis is to analyze the ways in which the photography had elaborated seizures on the same urban modernity that created it, through fragments that constructed a kind of album of the development of cities. Analyzing Rio de Janeiro and Buenos Aires comparatively, I seek to understand how photography functioned, at the same time, as a mean to perpetuate the new that emerged and the old that was disappearing, containing in itself a temporal tension when dealing with continuities, ruptures and transformations both in the physical spaces of the urban area as in the customs and ways of using these spaces for the urbanites
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)pt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistória – Tesespt_BR
dc.subjectHistória social da cultura
dc.subjectRio de Janeiro (RJ) - Brasil
dc.subjectBuenos Aires - Argentina
dc.subjectModernidade
dc.subjectReforma urbana
dc.subjectTipos urbanos
dc.titleFragmentos urbanos da modernidade: a fotografia em Buenos Aires e no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XXpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR


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