Concepções sobre conservação ambiental: um estudo etnográfico sobre a intervenção do Programa Petrobrás Ambiental em uma comunidade tradicional de faxinal no Paraná.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-14

Autores

Lewitzki, Taisa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Resumo

A recente emergência étnica de povos e comunidades tradicionais no Brasil tem visibilizado as comunidades tradicionais de faxinais no Paraná, como um espaço estratégico para conservação do Bioma Mata Atlântica, especificamente a Floresta com Araucária. As comunidades de faxinais presentes singularmente no Estado, se caracterizam por a designação de áreas de uso comum para a criação de animais à solta, acompanhadas de acordos comunitários para o manejo integrado dos recursos naturais de baixo impacto ambiental. Desde a abordagem etnográfica, o presente trabalho analisa a execução do Projeto Faxinais, uma intervenção do Programa Petrobrás Ambiental, realizado na comunidade tradicional de faxinal Meleiro, nas proximidades da cidade de Curitiba, Paraná. O objetivo é identificar as diferentes concepções de conservação e manejo ambiental dos atores envolvidos na execução do projeto, por meio da análise de discursos, práticas e representações destes e de seus coletivos pertencentes. Os resultados do estudo mostram uma divergência de ideias sobre o que constitui conservar recursos naturais e as formas de levar adiante dita tarefa. Igualmente, as formas em que atores externos elaboram estratégias de conservação ambiental, suas concepções da comunidade e os processos locais de negociação e resistência oferecem novas formas de entender as contradições de estratégias contemporâneas de conservação e desenvolvimento a nível local e global.
La reciente emergencia étnica de pueblos y comunidades tradicionales de Brasil ha visibilizado las comunidades tradicionales de faxinales de Paraná como un espacio estratégico para la conservación del Bioma Bosque Atlántico, específicamente el Bosque de Araucarias. Las comunidades de faxinales presentes singularmente en el Estado, se caracterizan por la designación de áreas de uso común para la producción de animales, acompañadas de acuerdos comunitarios para el manejo integrado de recursos naturales de bajo impacto ambiental. Desde un abordaje etnográfico, el presente trabajo analiza la ejecución del Proyecto Faxinales, una intervención del Programa Petrobrás ambiental realizado en la comunidad tradicional de faxinal Meleiro, en las proximidades de la ciudad de Curitiba, Paraná. El objetivo es identificar las diferentes concepciones de conservación y manejo ambiental de los actores participantes en la ejecución del proyecto, mediante el análisis de discursos, prácticas y representaciones de éstos y su pertenencia colectiva. Los resultados del estudio muestran una divergencia de ideas sobre lo que constituye conservar recursos naturales y las formas de llevar a cabo dicha tarea. Igualmente, las formas en que actores externos elaboran estrategias de conservación ambiental, sus concepciones de comunidad y los procesos locales de negociación y resistencia ofrecen nuevas formas de entender las contradicciones de estrategias contemporáneas de conservación y desarrollo a nivel local y global.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Antonio de La Peña García.

Palavras-chave

Comunidades tradicionais de faxinais, Política ambiental, Projeto ambienta, Uso da natureza, Conservação da natureza, Percepção ambiental, Conservação ambiental

Citação

LEWITZKI, Taisa. Concepções sobre conservação ambiental: um estudo etnográfico sobre a intervenção do Programa Petrobrás Ambiental em uma comunidade tradicional de faxinal no Paraná. 2015. 105 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana) – Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, 2015.