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dc.contributor.authorSebben, Fernando Dall’Onder
dc.contributor.authorSilva, Pedro Perfeito da
dc.contributor.otherSociedade Brasileira de Economia Política (SEP)
dc.contributor.otherUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
dc.date.accessioned2019-03-08T20:56:59Z
dc.date.available2019-03-08T20:56:59Z
dc.date.issued2015-05
dc.identifier.citationENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA E POLÍTICA, 20, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos... Foz do Iguaçu: SEP, 2015pt_BR
dc.identifier.issnISSN 2177-8345
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4870
dc.descriptionXX Encontro Nacional de Economia Política: desenvolvimento Latino-Americano, Integração e Inserção Internacional - UNILA, Foz do Iguaçu, 26 a 29 de maio de 2015pt_BR
dc.description.abstractO artigo concentra-se na análise da política industrial brasileira durante o governo Lula (2003-2010) e dos projetos associados à Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Em ambas, observa-se um modelo de desenvolvimento, próximo ao que denominamos Estado Logístico - tipo ideal que surge da confl uência de um alto nível de autonomia inserida com políticas de corte horizontal, as quais buscam reforçar as vantagens comparativas do sistema produtivo nacional e/ou regional. Assim, há uma mútua infl uência entre as políticas, pois o sucesso da IIRSA promove a integração do mercado sul-americano com o do Pacífi co, ampliando a pressão sobre a indústria brasileira, enquanto a política industrial reforça uma estrutura produtiva baseada no setor primário e na indústria tradicional, difi cultando a integração regionalpt_BR
dc.description.sponsorshipBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Usina Hidrelétrica de Itaipu (ITAIPU); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEconomia Políticapt_BR
dc.subjectAmérica Latina e Caribept_BR
dc.subjectCiências Econômicaspt_BR
dc.titleAs Políticas Industriais e infraestrutural durante o Governo Lula (2003-2010): implicações e desafios da adoção do modelo do estado logístico para o Brasilpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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