Políticas da sátira no cinema latino-americano contemporâneo: "Juan de los Muertos" (2011) e "La Dictadura Perfecta" (2014)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Oliveira, Daniel Tavares de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta dissertação investiga os procedimentos narrativos pelos quais duas obras do cinema latino-americano contemporâneo, “Juan de los Muertos” (Cuba, 2011) e “La Dictadura Perfecta” (México, 2014), abordam e induzem leituras de cenários políticos específicos através de representações satíricas ancoradas nos gêneros dramáticos da comédia e da farsa. A pesquisa teórica tem por objetivo levantar reflexões sobre a abordagem do político nos mecanismos de discursividade inerentes às operações de ironia, sátira e intertextualidade paródica na ficção cinematográfica. No intuito de aferir a eficácia estética destas operações, nossa abordagem metodológica é composta por duas frentes de leituras transversais. A primeira, através dos procedimentos da análise fílmica das duas obras. A segunda, a partir de reflexões sócio-políticas que as obras ensejam e que encontram, na ficção, um procedimento de mediação cultural. Concebendo o cinema não apenas como um objeto de estudo, mas como fonte de estudo capaz de contribuir para a produção de conhecimento no campo dos Estudos Latino-americanos, buscamos indagar sobre o lugar da sátira política no cinema latino-americano contemporâneo frente a diferentes práticas e contextos políticos do continente.
Esta disertación investiga los procedimientos narrativos por los cuales dos obras del cine latinoamericano contemporáneo, "Juan de los Muertos" (Cuba, 2011) y "La Dictadura Perfecta" (México, 2014), abordan e inducen lecturas de escenarios políticos específicos a través de representaciones satíricas ancladas en los géneros dramáticos de la comedia y de la farsa. La investigación teórica tiene por objetivo levantar reflexiones sobre el abordaje del político en los mecanismos de discursividad inherentes a las operaciones de ironía, sátira e intertextualidad paródica en la ficción cinematográfica. Con el objetivo de medir la eficacia estética de estas operaciones, nuestro enfoque metodológico se compone de dos frentes de lecturas transversales. La primera, a través de los procedimientos del análisis fílmico de las dos obras. La segunda, a partir de reflexiones sociopolíticas que las obras plantean y que encuentran, en la ficción, un procedimiento de mediación cultural. Al concebir el cine no sólo como objeto de estudio, sino como fuente de estudio capaz de contribuir a la producción de conocimiento en el campo de los Estudios Latinoamericanos, buscamos indagar sobre el lugar de la sátira política en el cine latinoamericano contemporáneo frente a diferentes prácticas y contextos políticos del continente
This research investigates the narrative procedures by which two feature films of contemporary Latin American cinema, "Juan de los Muertos" (Cuba, 2011) and "La Dictadura Perfecta" (Mexico, 2014), address and induce readings of specific political scenarios through satirical representations based in the dramatic genres of comedy and farce. The theoretical research aims to raise reflections on the political approach in the mechanisms of discursivity inherent to the operations of irony, satire and parodical intertextuality in cinematographic fiction. In order to assess the aesthetic effectiveness of these operations, our methodological approach is composed of two layers of transversal readings. The first, through the procedures of film analysis of both features. The second, based on socio-political reflections that the films produce and which, through fiction, find a cultural mediation procedure. Conceiving cinema not only as an object of study, but as a potential source capable of contributing to the production of knowledge on Latin American Studies, we seek to inquire about the place of political satire in contemporary Latin American cinema among different practices and political contexts of the continent

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Prof. Dr. Bruno López Petzoldt

Palavras-chave

Cinema - América Latina, Filmes de ficção - análise, Sátira política

Citação

OLIVEIRA, Daniel Tavares de. Políticas da sátira no cinema Latino-Americano contemporâneo: "Juan de los Muertos" (2011) e "La Dictadura Perfecta" (2014). 2018. 164 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018