A Multi-obra em Camargo Guarnieri
Resumo
No presente trabalho, as peças constituintes do primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri foram analisadas com o intuito de encontrar elementos comuns e díspares que pudessem auxiliar-me em meu processo de estudo, ao piano, da referida obra. Foram realizadas análises motívicas, formais e harmônicas. O conceito de Multi-obra de Jonathan Dunsby foi usado como arcabouço teórico no processo analítico e interpretativo dos dez Ponteios. Esta análise permitiu constatar a ocorrência de elementos compartilhados entre os Ponteios, tais como: a reexposição variada, a relação de contraste e a existência de elementos motívicos comuns. Os dados levantados, comparados às análises existentes de outros autores, permitiram interpretar estes elementos como agentes proporcionadores de coesão e unidade ao Caderno. Com relação à performance, os aportes trazidos por John Rink e a escuta crítica das gravações existentes dos Ponteios do primeiro Caderno possibilitaram realizar a conexão entre os dados levantados pela análise e a minha interpretação da obra, conferindo especial importância aos motivos e suas funções nos trechos em que ocorrem, a fim de definir o andamento e o caráter em cada uma das peças. At this study the First Ponteios’ Book of Camargo Guarnieri pieces were analyzed in
order to find common and altered elements that could help me in my studying
process, at the piano, about the present work. Motivic, formal and harmonic analysis
were performed. The concept of multi-piece from Jonathan Dunsby was used as
theoretical background in the analytical and performatic process of the Ten Ponteios.
This analysis allowed me to find the occurrence of shared elements among the
Ponteios, such as: the varied re-exposition, the contrast relationship and the
existence of common motivical elements. The gotten data, compared to the existing
analysis from other authors, allowed me to interpret these elements as cohesion and
unity agents. In relation to the performance, the support brought by John Rink and
the critical listening of Ponteios existing recordings from the first book permitted the
connection between the gotten data from the analysis and my own interpretation
about the work, giving exceptional significance to the moifs and their functions in the
sections they occur on, in order to define the tempo and character in each of the
pieces.