Itens para a visualização no momento 73-92 of 148

    • Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos 

      MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes; CLEOPHAS, Maria das Graças (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. ...
    • Genética clínica: Investigação dos padrões de herdabilidade de doenças humanas por meio da oferta de exames de cariótipo à comunidade assistida pelo SUS 

      Frisso, Paulo Lucas Capelini; Bastos, Natália Sabino; Terencio, Maria Leandra (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O exame de cariótipo, mesmo com suas limitações, continua a ser uma ferramenta fundamental na avaliação genética. É um dos poucos exames de avaliação dos cromossomos disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) mas ...
    • Genética Online 

      ORTIZ BACHEN, Hella Alicia; GARCIA PEREIRA, Luiz Henrique (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El presente proyecto de extensión tiene como objetivo principal crear y desarrollar un ambiente virtual de enseñanza en genética para el nivel superior. Tiene como finalidad ser una herramienta de estudios en los contenidos ...
    • Governança pública na tri-fronteira: Uma analise sobre as características de governança pública. 

      Silveira, Jean Carlos da; Marchi, Jamur Johnas (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Este resumo é um recorte do trabalho de pesquisa intitulado “Governança pública na tri-fronteira” e tem por objetivo identificar características do conceito de governança pública. Para isso foi realizado um levantamento ...
    • Grupo de apoio sobre gestação, parto e aleitamento materno na rede de atenção básica em Foz do Iguaçu 

      SILVA, Ana Caroline Machado da; CZELUSNIAK, Camila Boaventura; FONSECA, Ana Paula Araujo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A realização do grupo de apoio à gestação, parto e aleitamento materno na cidade de Foz do Iguaçu segue como uma construção semanal de laços e confiança entre os estudantes envolvidos no projeto e as participantes do grupo, ...
    • Grupo de flautas dulces de la UNILA 

      Ruibal, Jorge Miguel; Villena, Marcelo Ricardo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El Grupo de Flautas Dulces tiene como objetivo trazar un camino para el desarrollo de la musicalidad del estudiante de la flauta dulce a partir de un instrumento que no se caracteriza por grandes dificultades técnicas ...
    • Grupo de música contemporânea da UNILA 

      Soriano García, María de los Ángeles; Villena, Marcelo Ricardo (Proex/Unila, 2018-11-30)
      El Proyecto Grupo de Música Contemporánea de la UNILA, propone la creación de un grupo dedicado específicamente a interpretar obras musicales de autores actuales en diversas líneas: música de cámara , música popular ...
    • Herbário EVB Itinerante 

      Jesus, Gabriela Alves Silva; Lima, Laura Cristina Pires; Salavaldez, Angela Paredes; Huergo, Elizabeth Martinez; Oliveira, Allan Gabriel Cândido de (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto de extensão intitulado “Herbário EVB itinerante: despertar para o ensino e conservação da Flora Regional”, está em andamento com a exposição Itinerante denominada “Herbário, entre Caminhos e Saberes”, com o ...
    • Idiomas sem fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais 

      Pereira, Joselaine Raquel da Silva; González Zapata, Eileen Karina; Fortes, Laura (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto “Idiomas sem Fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em Línguas Adicionais” nasceu como um ramo do programa governamental “Ciências sem Fronteiras”, com o intuito de aperfeiçoar o ensino das línguas adicionais e ...
    • Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO 

      Santos, Inara Rodrigues dos; Egewarth, Gerhard; Hideo Júnior, Oswaldo; Gimenez Ledesma, Jorge Javier (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o ...
    • Inclusão digital - informática para a 3ª idade. 

      DAVIES, Felipe Souza; SEBOLD, Bruna Cristina de Albuquerque; KAPP, Marcelo Nepomoceno (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A informática veio para ocupar e preencher a vida do homem moderno. Como sempre, as limitações desta área do conhecimento ainda hoje estão presentes na vida de grande parte da sociedade, onde o público com as maiores ...
    • Integração, tecnologia e sociedade: a tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na américa latina 

      CHURA, Luis Carlos; CUNHA, Gabriel Rodrigues da (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El proyecto trata sobre el debate de la producción del conocimiento científico y tecnológico por medio de la traducción como elemento primordial y mediador de este debate. A través de la lectura y traducción del libro “La ...
    • Integrando a UNILA com as rodas de conversa: a utilização da terapia comunitária integrativa (TI) como tecnologia social leva para melhoria das relações interpessoais e sociais, autoestima, empoderamento e saúde na comunidade externa 

      Jean, Pascal; Svoboda, Walfrido Kühl (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A TCI é considerada uma ferramenta de construção de redes sociais solidárias, onde todos se tornam coresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano (aumentando a resiliência), num ambiente acolhedor ...
    • Italiano nella frontiera 

      Soares, Fátima Auxiliadora Langbeck; Samuel, Emmanuel; Figueiredo, Natalia dos Santos (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A proposta da ação de extensão Italiano nella Frontiera é oferecer um curso de idioma que atenda às necessidades de estudantes, professores e profissionais que desejam iniciar ou aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e ...
    • Índice de preços da cesta básica na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu-PR 

      Bispo Zottis, Jatniel Mateus; Díaz Morán, José Abraham; Buturi, Débora Kassem; Kawamura, Henrique Coelho (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Um índice de custo da cesta de alimentos é importante por permitir que o conjunto da sociedade – tanto consumidores como empresas – possa ter conhecimento sobre as variações dos preços dos produtos que compõem a cesta ...
    • Kreyòl Ayisyen: Kreyòl pale, Kreyòl konprann! 

      BIEN AIME, Carl Alain; RAMME, Valdilena (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de extensão “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!” Traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" é um curso de idiomas oferecido para a comunidade acadêmica Unileira, ...
    • Laboratório de ensino de matemática 

      BARBOSA, Midiã; COUTO GONÇALVES MAURO, Patricia (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de laboratório de matemática é direcionado a alunos do ensino fundamental e tem como objetivo ampliar o significado que a matemática possui na vida dos educandos. Uma vez por semana é realizado um encontro entre ...
    • Laboratório de Escritura Creativa 

      Ferreira Sachi, Julliane; Villalba Gómez, Emanuel Andrés; Ulloa Bustinza, Iván Alejandro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El curso tiene como objetivo principal ajudar a los jóvenes escritores a desarrollar sus propios proyectos literarios, en un ambiente que estimule la cooperación entre los participantes. Frente a la enseñanza de literatura ...
    • Laboratório de tradução da UNILA 

      MINUZZO, Cinthia Itatí Gabriela; LOPES FANK, Ana Clara; OLIVEIRA, Bruna Macedo de (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Este texto objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2018 pelas estudantes que fazem parte da fase de iniciação do Projeto de Extensão “Laboratório de tradução da UNILA”, da Universidade Federal ...
    • Laboratório de tradução da UNILA II 

      CHAVES BRUERA, Penélope Serafina; OLIVEIRA, Bruna Macedo de (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El Laboratorio de Traducción de Unila se propone como un espacio teórico-práctico en el cual se trabajan distintos tipos de traducción. Para este texto, se ha tomado como objeto la traducción al español de “Quarto de ...