Médicos estrangeiros em Foz do Iguaçu: um estudo sobre o Programa Mais Médicos e os impactos na vida das populações periféricas.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Silva, Monaliza Karina Correia da
Silva, Deise Martins da
Rocha, Felipe Cordeiro da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As cidades do interior, especialmente aquelas localizadas na região de fronteira nos últimos anos tem enfrentado problemas para atrair médicos, especialmente para trabalhar com saúde pública. O que este trabalho pretende é analisar os impactos do Programa Mais Médicos do governo federal na vida de população periférica da cidade de Foz do Iguaçu. Quanto à metodologia consiste na realização de pesquisa etnográfica com base em entrevistas em uma Unidade Básica de Saúdelocalizada no bairro Lagoa Dourada, uma das localidades mais periféricas da cidade de Foz do Iguaçu, cidade com aproximadamente 250 mil habitantes. As entrevistas foram voltadas para usuários destas unidades de saúde assim como funcionários com intuito de capitar quais são as percepções da chegada de médicos do programa, especialmente médicos estrangeiros e qual foramos impactos sentidos pelos usuários do sistema com a implementação do Programa Mais Médico nesta comunidade.

Descrição

Trabalho apresentado no II Encoentro de Estudios Sociales de América Latina, evento organizado pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina (Doutorado em Ciência Política e Estudos Sociais da América Latina do Centro de Estudos Avançados, e Escola de História da Facultade de Filosofia e Humanidades) e a Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA).

Palavras-chave

Saúde pública, Políticas públicas, Programa Mais Médicos

Citação