Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRammé, Valdilena
dc.contributor.authorFioravanti, Fernanda Gabina Alvarenga
dc.date.accessioned2019-02-04T18:42:43Z
dc.date.available2019-02-04T18:42:43Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.citationFIORAVANTI, Fernanda Gabina Alvarenga. ​ Aliando novas tecnologias ao ensino de PLE​ : o uso das Assistentes Pessoais em sala de aula. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4419
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Letras - Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras. Orientador: Prof. Dra. Valdilena Rammé
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade da utilização das Assistentes Pessoais Inteligentes (Intelligent Personal Assistants - IPAs) em sala e qual a possível contribuição dessas tecnologias para o contexto de ensino-aprendizagem de línguas. É feita uma apresentação das assistentes, então associa-se o método da abordagem comunicativa com a construção das redes semânticas utilizada pelas assistentes. Também é feito um comparativo da complexidade das linguagens artificiais e naturais, observando a viabilidade de uso destas ferramentas no ensino-aprendizagem de línguas. Para isso, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, como funcionam as assistentes pessoais, sobre a abordagem comunicativa, a complexidade das línguas e o pressuposto semântico da construção das línguas artificiais, identificando e destacando os pontos de convergência entre a abordagem e a lógica seguida pelas IPAs, a fim de entender como sua aplicação pode ser justificável e proveitosa em contexto de sala de aula. Por fim, uma proposta de sequência didática com o uso das IPAs é apresentada.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the possibility of using Intelligent Personal Assistants (IPA) in the classroom and what the possible contribution of these technologies for teaching and learning languages. A presentation of the assistants is made. Than the method of the communicative approach is associated with the construction of the semantic networks used by the assistants. Also, the complexity of the artificial and natural languages is made, observing the feasibility of using these tools in the teaching-learning of languages. In order to do this, was made a revision of theoretical texts on the use of new technologies in the classroom; of how the personal assistants work; about the communicative approach; of the complexity of the languages; and about the semantic presupposition of the construction of the artificial languages. The points of convergence between the approach and the logic followed by the IPA were highlighted in order to understand how its application can be justifiable and beneficial in the classroom context. Finally, a proposal for a didactic sequence with the use of IPAs is presented
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo debatir la posibilidad de la utilización de las Asistentes Personales Inteligentes (IPAs - ​ Intelligent Personal Assistants ​ ) en el aula y cuál es la posible contribución de esas tecnologías al contexto de enseñanza y aprendizaje de lenguas. Se hace una presentación de las asistentes, entonces se asocia el método del enfoque comunicativo a la construcción de las redes semánticas utilizada por las asistentes. También se hace un comparativo de la complejidad de los lenguajes artificiales y naturales, observando la viabilidad de uso de estas herramientas en la enseñanza-aprendizaje de lenguas. Así, se realizó una lectura y revisión de textos teóricos sobre el uso de nuevas tecnologías en el aula, cómo funcionan las asistentes personales, sobre el enfoque comunicativo, la complejidad de las lenguas y la premisa semántica de la construcción de las lenguas artificiales, identificando y destacando los puntos de convergencia entre el enfoque y la lógica seguida por las IPAs, a fin de entender cómo su aplicación puede ser justificable y provechosa en contexto de aula. Por último, se presenta una propuesta de secuencia didáctica con el uso de las IPAs
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAssistentes Pessoais Inteligentespt_BR
dc.subjectLinguagem Naturalpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectLinguagem Artificialpt_BR
dc.titleAliando novas tecnologias ao ensino de PLE: o uso das assistentes pessoais em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples