Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCortez, Mariana
dc.contributor.authorFarias, Lais Dias de
dc.date.accessioned2019-01-31T18:28:11Z
dc.date.available2019-01-31T18:28:11Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationFARIAS, Lais Dias de. Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora. 2018. 62 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4417
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras - Artes e Mediação Cultural. Orientadora: Profa. Dra. Mariana Cortez
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é relatar e refletir sobre o processo de mediação de leitura literária realizado na biblioteca do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no bairro Vila C Nova, em Foz do Iguaçu, durante o contraturno escolar com o intuito de demonstrar a prática literária da perspectiva da própria mediadora, ademais das problemáticas e dos avanços enfrentados nos momentos de negociações de ações e saberes. Para tanto, optou-se pela pesquisa participativa (pesquisa-ação) com a metodologia da etnografia, ou seja, por meio dos relatos das atividades realizadas faremos uma análise, que busca conciliar teorias sobre a leitura, a mediação e suas práticas e a recepção do leitor, dando ênfase à concepção de literatura como um direito inalienável do cidadão, como propõe Candido (1988), e a arte como possibilidade de conhecer-se, conhecendo o outro Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Assim, execução do projeto de mediação de leitura que realizamos visa ter importância tanto prática quanto teórica, para contribuir com comunidade local de maneira objetiva, empreendendo práticas de mediação de leitura na biblioteca escolar, mas também para o campo da pesquisa a respeito da mediação de leitura na região.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to report and reflect on the process of mediation of literary reading, carried out in the library of the Paulo Freire State School, located in the neighborhood Vila C Nova, in Foz do Iguaçu, during the school counter tour with the purpose of demonstrating the literary practice from the perspective of the mediator itself, in addition to the problems and the advances faced in the moments of negotiations of actions and knowledge. In order to do so, we opted for participatory research (action research) with the methodology of ethnography, that is, through the reports of the activities carried out we will make an analysis, which seeks to reconcile theories about reading, mediation and its practices and reception of the reader, emphasizing the conception of literature as an inalienable right of the citizen, as Candido (1988) proposes, and art as a possibility to get to know oneself, as well get to know each other Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Thus, the execution of the project of mediation reading that we realize is of practical and theoretical importance, to contribute with local community in an objective way, undertaking practices of reading mediation in the school library, but also for the field of the research regarding the reading mediation in the region
dc.description.abstractEl objetivo principal de este trabajo es relatar y reflexionar sobre el proceso de mediación de lectura literaria realizado en la biblioteca del Colegio Estadual Profesor Paulo Freire, ubicado en el barrio Vila C Nova, en Foz do Iguaçu, durante el contraturno escolar. Teniendo el propósito de demostrar la práctica desde la perspectiva de la propia mediadora, además de las problemáticas y de los obstáculos enfrentados en los momentos de negociaciones de acciones y saberes. Para tanto, se optó por la investigación participativa (investigación-acción) asociada con la metodología de la etnografía, o sea, por medio de los relatos de las las actividades realizadas haremos un análisis, que busca conciliar teorías sobre la lectura, la mediación y sus prácticas y la recepción del lector, dando énfasis a la concepción de literatura como un derecho inalienable del ciudadano, como propone Candido (1988) y el arte como posibilidad de se conoce, conociendo al otro Petit (2009), (HIRSCHMAN, 2011). Así, la ejecución del proyecto de mediación de lectura que realizamos apunta a tener importancia tanto práctica como teórica, para contribuir con la comunidad local de manera objetiva, emprendiendo prácticas de mediación de lectura en la biblioteca escolar, pero también para el campo de la investigación a respecto de la mediación lectura en la región
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMediação de leitura
dc.subjectLiteratura
dc.subjectBiblioteca
dc.subjectEscola
dc.titleTensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem