dc.contributor.advisor | Cortez, Mariana | |
dc.contributor.author | Farias, Lais Dias de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T18:28:11Z | |
dc.date.available | 2019-01-31T18:28:11Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Lais Dias de. Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura
literária: experiências de uma mediadora. 2018. 62 páginas. Trabalho de Conclusão
de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal
da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4417 | |
dc.description | Trabalho
de
Conclusão
de
Curso
apresentado ao Instituto Latino-Americano
de Arte, Cultura e História da Universidade
Federal da Integração Latino-Americana,
como requisito parcial à obtenção do título
de Bacharel em Letras - Artes e Mediação
Cultural.
Orientadora: Profa. Dra. Mariana Cortez | |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho é relatar e refletir sobre o processo de mediação de leitura literária realizado na biblioteca do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no bairro Vila C Nova, em Foz do Iguaçu, durante o contraturno escolar com o intuito de demonstrar a prática literária da perspectiva da própria mediadora, ademais das problemáticas e dos avanços enfrentados nos momentos de negociações de ações e saberes. Para tanto, optou-se pela pesquisa participativa (pesquisa-ação) com a metodologia da etnografia, ou seja, por meio dos relatos das atividades realizadas faremos uma análise, que busca conciliar teorias sobre a leitura, a mediação e suas práticas e a recepção do leitor, dando ênfase à concepção de literatura como um direito inalienável do cidadão, como propõe Candido (1988), e a arte como possibilidade de conhecer-se, conhecendo o outro Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Assim, execução do projeto de mediação de leitura que realizamos visa ter importância tanto prática quanto teórica, para contribuir com comunidade local de maneira objetiva, empreendendo práticas de mediação de leitura na biblioteca escolar, mas também para o campo da pesquisa a respeito da mediação de leitura na região. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to report and reflect on the process of mediation of
literary reading, carried out in the library of the Paulo Freire State School, located in
the neighborhood Vila C Nova, in Foz do Iguaçu, during the school counter tour with
the purpose of demonstrating the literary practice from the perspective of the
mediator itself, in addition to the problems and the advances faced in the moments of
negotiations of actions and knowledge. In order to do so, we opted for participatory
research (action research) with the methodology of ethnography, that is, through the
reports of the activities carried out we will make an analysis, which seeks to reconcile
theories about reading, mediation and its practices and reception of the reader,
emphasizing the conception of literature as an inalienable right of the citizen, as
Candido (1988) proposes, and art as a possibility to get to know oneself, as well get
to know each other Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Thus, the execution of the
project of mediation reading that we realize is of practical and theoretical importance,
to contribute with local community in an objective way, undertaking practices of
reading mediation in the school library, but also for the field of the research regarding
the reading mediation in the region | |
dc.description.abstract | El objetivo principal de este trabajo es relatar y reflexionar sobre el proceso de
mediación de lectura literaria realizado en la biblioteca del Colegio Estadual Profesor
Paulo Freire, ubicado en el barrio Vila C Nova, en Foz do Iguaçu, durante el
contraturno escolar. Teniendo el propósito de demostrar la práctica desde la
perspectiva de la propia mediadora, además de las problemáticas y de los
obstáculos enfrentados en los momentos de negociaciones de acciones y saberes.
Para tanto, se optó por la investigación participativa (investigación-acción) asociada
con la metodología de la etnografía, o sea, por medio de los relatos de las las
actividades realizadas haremos un análisis, que busca conciliar teorías sobre la
lectura, la mediación y sus prácticas y la recepción del lector, dando énfasis a la
concepción de literatura como un derecho inalienable del ciudadano, como propone
Candido (1988) y el arte como posibilidad de se conoce, conociendo al otro Petit
(2009), (HIRSCHMAN, 2011). Así, la ejecución del proyecto de mediación de lectura
que realizamos apunta a tener importancia tanto práctica como teórica, para
contribuir con la comunidad local de manera objetiva, emprendiendo prácticas de
mediación de lectura en la biblioteca escolar, pero también para el campo de la
investigación a respecto de la mediación lectura en la región | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Mediação de leitura | |
dc.subject | Literatura | |
dc.subject | Biblioteca | |
dc.subject | Escola | |
dc.title | Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura
literária: experiências de uma mediadora | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |