Teses e Dissertações não defendidas na Unila
Navegar por
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.
Submissões recentes
-
Atitudes e Ideologias Linguísticas sobre o Português e o Espanhol na Tríplice Fronteira
(2023)Este trabalho objetivou identificar, analisar e descrever questões de ideologia linguística na chamada Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com foco em dois dos principais idiomas locais: o Português e ... -
Alocação de Custos em Sistemas de Distribuição utilizando Preços Nodais considerando a Incerteza no Crescimento da Demanda
(2023)O problema da precificação do serviço de redes de distribuição é alvo de constante investigação desde o surgimento dos primeiros mercados de energia elétrica no mundo. A remuneração adequada das empresas que prestam tal ... -
Matriciamento em Pré-natal de Risco Habitual na Atenção Primária em Município de Tríplice Fronteira
(2022)Introdução. A redução da mortalidade materna e infantil é uma prioridade estabelecida por organismos internacionais. Atualmente o acompanhamento do pré-natal e da atenção ao parto são reconhecidos como importante estratégia ... -
A Construção da Categoria Agricultura Familiar no Mercosul: um Estudo a partir dos Casos do Brasil e da Argentina
(UFRGS, 2019)O início do novo século tem sido palco da generalização da referência ao termo agricultura familiar no conjunto do continente latino-americano. Partindo do cone sul da América do Sul, a criação (em 2004) e consolidação da ... -
Da Prática à Teoria e da Teoria à Prática: Reflexões em torno a uma Proposta de Material de Ensino da Tradução no par Português-espanhol a partir de uma Perspectiva Contrastiva
(2022)O presente trabalho é fruto da reflexão sobre uma proposta de material de ensino da tradução no par português-espanhol, com foco em uma perspectiva comparada (FANJUL, GONZÁLEZ, 2014), fundamentada nas noções de ensino da ... -
Universidades Federais de Missão Institucional Internacional e seu Papel para a Política Externa Brasileira
(2022)A tese tem como objetivo apresentar o papel das universidades de missão institucional internacional na política externa brasileira da década de 2010. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a ... -
A Língua Brasileira de Sinais sob as Perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e do Dialogismo
(2022)A pesquisa objetiva compreender as características de linguagem/língua na produção de um enunciado concreto em Libras, a considerar os significados e os sentidos constituídos pelos interlocutores no processo de interação ... -
Floresta Estadual de Maués como Artefato Humano: Unidade de Conservação de Papel ou de Carne e Osso?
(2017)Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação social dos ribeirinhos no processo de gestão da Floresta Estadual de Maués. Para tal, buscou-se mapear a organização sociopolítica nas comunidades ribeirinhas que ... -
O Valor Social do Trabalho Doméstico e a Justiça Consubstancial
(UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016)A tese “O valor social do trabalho doméstico e a justiça consubstancial” versa sobre a relação entre o valor do trabalho doméstico remunerado e a justiça. Um modelo de análise da divisão do trabalho, à luz da ideia de ... -
Las Prácticas Culturales de la Educación Afrodescendiente para lo Repensar del Perjuicio Etnocéntrico en la Sociedad Brasileña
(Universidad San Lorenzo - Unisal, 2021)Esta tesis analiza cuales prácticas culturales de la educación afrodescendiente deben ser desveladas para la desconstrucción del perjuicio etnocéntrico en la sociedad brasileña, teniendo como campo de pesquisa el Curso de ... -
Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
(Unioeste, 2015)A discussão sobre a identidade profissional de professores está diretamente relacionada à formação de professores, isso porque permite compreender as trajetórias, as expectativas e o papel central que os discursos desempenham ... -
La Dimensión Política e Intercultural en la Formación Permanente de Docentes que Actúan en Escuelas de Frontera: Análisis del Programa “Pedagogía Intercultural” de la UNILA
(, 2021)El objetivo de esta tesis es analizar las acciones de formación en el Programa de formación docente permanente denominado Pedagogía Intercultural propuesto por el grupo de investigación Linguagem, Politica e Ciudadanía ... -
Dos "Parangolês" ao "Eat me: a Gula ou a Luxúria?" - Mutações do "Popular" na Produção de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Lygia Pape nos Anos 1960 e 1970
(Universidade de São Paulo, 2014)A passagem dos anos 1960 para os 1970 marca um importante momento de inflexão na produção de ponta no Brasil no que se refere à relação entre Artes Plásticas/Arquitetura e o "popular". A análise da produção de Lina Bo ... -
A Literatura nas Aulas de Português e Espanhol como Língua Adicional no Ensino Superior da Unila
(2021)A pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade ... -
Effets de Basse Dimensionalité et de la Frustration Magnétique dans les Composés de Type AB2O6
(2016-05-23)Esta tese compreende um estudo sobre os compostos AB2O6 que chamaram a atenção nos últimos anos graças às suas propriedades de magnetismo de baixa dimensionalidade. Para melhor entender as propriedades magnéticas e os ... -
O Sul Global e a Difusão das Transferências Diretas de Renda: as mediações de Brasil e Índia.
(2014)Esta tese descreve o resultado de pesquisa realizada entre os anos de 2012 e 2013 no Brasil e Índia. Trata-se de uma investigação de caráter sociológico que se debruça sobre o fenômeno contemporâneo do desenvolvimento. O ... -
Monumentos Celebrativos: Aproximações entre Arte e História (1925-1963)
(2013-03-11)Este estudo versa sobre os processos que envolvem a idealização e construção de monumentos celebrativos na cidade de São Paulo ao longo do século XX. São analisadas quatro obras cujas narrativas tratam de episódios ... -
Música, Educación y Descolonización: el Modelo Educativo Sociocomunitario Productivo del Estado Plurinacional de Bolivia en el Contexto de las Culturas Populares de América Latina y el Caribe
(2021-07-14)Esta tesis trata de la educación musical bajo el Modelo Educativo Sociocomunitario Productivo (MESCP), adoptado por la Ley de Educación “Avelino Siñani - Elizardo Pérez” (Ley 070), decretada en el Estado Plurinacional de ... -
Escuta e Referencialidade. Composição em Diálogo com o Meio Ambiente
(2017-03-03)A partir de uma pesquisa teórica sobre dois conceitos-chaves (escuta e referencialidade) desenvolvem-se três tipos de procedimentos performáticos para composições que buscam estabelecer relações entre paisagens sonoras e ... -
A Gestão da Integração Ensino Serviço nas Escolas Médicas do Paraná
(2021-05-14)Para superar os desafios da educação médica, a integração com o sistema de saúde deve estar no centro do desenho curricular da formação, da mesma forma que a organização do trabalho em saúde deve prever a incorporação de ...