Navegação TCC - História - Licenciatura por autor "Sanches, Tiago Costa"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História
Stumpf, Pedro Felipe de Souza (2019-12-10)A atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de conscientização por meio de uma pedagogia ... -
Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno
Pedrozo, João Victor da Silva (2019-11-23)Diversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos ... -
Do campo pra sala: contribuições do futebol para o ensino de História
Brass, Christian Heinrich (2019-12-10)Com a constituição da Didática da Histórica como um campo de pesquisa, diversos trabalhos surgiram para dar novo aspecto para o ensino e aprendizagem histórico. O futebol se apresenta como metodologia para estas novas ... -
Estágio obrigatório como lugar de pesquisa: cultura escolar e formação docente
Daderio, Alessandro da Costa (Alessandro Daderio, 2018-12-10)O disposto trabalho tem como principal objetivo de demonstrar a partir das experiências de estágio a importância da pesquisa da cultura escolar na formação docente, neste sentido o trabalho ressalta que investigar e ... -
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
Silva, Mayara Sobral (2019-12-16)Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em ... -
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
Silva, Rogério Anderson; Sanches, Tiago Costa (2022-06-27)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
Lima, Gustavo Alves (2023)O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as ... -
Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem
Santos, Alexssandro Aparecido dos (2018-12-15)O objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. ... -
A representação do trabalho em Livro Didático e Apostila de História do EJA
Moura, Felipe Lenon Da Silva (2019)Pedra angular deste trabalho vem a ser a investigação dentro dos materiais didáticos de ensino do EJA (Educação Jovens e Adultos) de Foz do Iguaçu buscando identificar como se é representado o conceito de trabalho ... -
A representação dos Mapuches nos livros didáticos chilenos: os historiadores e a criação/perpetuação de estigmas
Geraldo, Carmem Machado (2018-12-10)O disposto trabalho tem como principal objetivo discutir de que forma os indígenas Mapuches são representados nos livros didáticos chilenos atuais, buscando com isso ser capaz de analisar a persistência e/ou novas ... -
A superexploração da força de trabalho e suas influências na escola: entre a experiência de forma-se como professor e a situação da realidade brasileira
Ribeiro, Rafael (Tiago Costa Sanches, 2018-12-15)A pesquisa aqui desenvolvida tem por finalidade demonstrar como as relações de trabalho influenciam na experiência educacional do educador e do educando. O autor que nos oriente sobre a experiência pedagógica na realidade ... -
Teatro e ensino de história: o uso de roteiro no processo de ensino aprendizagem
Bento, Maycon Douglas (2019-12-11)Buscando utilizar linguagens e ferramentas que estejam fora da linha tradicional de ensino nas escolas brasileiras, recorrer a uma aprendizagem que abrangesse não só sua eficácia como ferramenta didática mas também a ...