Navegação TCC - História - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 36-55 of 85
-
Entre o impacto socioambiental e a museologia social: a proposta de implantação do Ecomuseu de Itaipu
(2019-12-19)O presente artigo visa analisar o projeto museológico do Ecomuseu de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu. Previsto desde o período de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o museu surge como ação mitigadora dos ... -
Estágio obrigatório como lugar de pesquisa: cultura escolar e formação docente
(Alessandro Daderio, 2018-12-10)O disposto trabalho tem como principal objetivo de demonstrar a partir das experiências de estágio a importância da pesquisa da cultura escolar na formação docente, neste sentido o trabalho ressalta que investigar e ... -
A Estética do Cangaço: a Representatividade desde o Traje do Vaqueiro aos Bornais dos Cangaceiros (AS), Harmonizando Formas e Cores
(2022)Resumo: O cangaço foi um movimento surgido entre o final do XIX e começo do XX e que teve, por muito tempo, sua imagem associada apenas a ideias de violência e banditismo. Este trabalho propõe uma análise mais ampla na ... -
"Eu tava na Minha casa, sem Pensá, sem Imaginá": os Capoeiras entre a Marginalidade e a Guerra do Paraguai
(2022)Este trabalho busca compreender a memória da presença afro-brasileira na Guerra do Paraguai, a partir do cruzamento de: fontes orais (canções de capoeira), historiografia relacionada ao tema, e fontes de jornais durante ... -
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
(2019-12-16)Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em ... -
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
(2022-06-27)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
(2019-12-11)Este artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares ... -
A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
(Andrew Cesar de Goes, 2018-12-07)A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde o final do conflito em 1870 até a atualidade. Ao largo deste período, diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos ... -
Historiografia e Quilombo na obra de Beatriz Nascimento
(2019-12-13)Partimos da produção intelectual da professora e historiadora Maria Beatriz Nascimento, com o objetivo de caracterizar uma proposta de escrita da História da mulher e do homem negro, destacamos sua metodologia que parte ... -
A história atlântica por meio da transcrição e estudo do “Precatório de Rodrigo Aires” (final do século XVI e início do XVII).
(2024)O presente trabalho consistiu na transcrição paleográfica e estudo do manuscrito “Precatório de Rodrigo Aires” (31/03/1601-26/01/1604), localizado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, processo número 13312, com 52 fólios. ... -
A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual
(2021)A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos desse processo histórico ... -
A História das Ideias de Ludwig von Mises
(2019-12-10)Este artigo procura apresentar o conceito de História das Ideias do economista austríaco Ludwig von Mises. Tomamos como base suas declarações referentes ao tema em seu tratamento Historicismo e da teoria da História, ambos ... -
Uma história intelectual das ideias educacionais em Bell Hooks.
(2024)Este trabalho tem como foco reunir algumas ideias, principalmente as educacionais que bell hooks desenvolveu em suas obras ao longo da sua trajetória, nos debruçamos a pesquisar essas ideias em seu livro: "Ensinando a ... -
História local e consciência histórica: investigando a aprendizagem de jovens estudantes de Foz do Iguaçu sobre a história da construção de Itaipu e seus impactos
(2023)A pesquisa teve início dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), entre 2020 e 2021, quando foi trabalhada, em sala de aula, a temática da História da construção da Usina Hidrelétrica de ... -
La Educación Intercultural Bilingüe del Pueblo Pemón dentro de la Localidad de Santa Elena de Uairén, Venezuela
(2023)El pueblo Pemón es uno de los mayores pueblos indígenas en Venezuela, una de sus principales características es su alto nivel de organización en la lucha para el reconocimiento de sus derechos como pueblo originario. El ... -
Levantamento de Documentação sobre o Uso de Filmes no Ensino de História na América Latina
(2019-07-15)O artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto. Após o fichamento ... -
Medida Provisória e o Cinema Nacional: uma Nova Possibilidade de Representação
(2023)A necessidade de uma indústria cinematográfica que represente a população brasileira de uma forma não estereotipada e pejorativa é de vital importância. O presente trabalho con siste em uma pesquisa qualitativa junto de ... -
O meio Circulante na República do Brasil ao final do Século XIX e Início do Século XX: Acesso à Moeda Oficial e a Simbologia Republicana
(2022)O presente artigo visa analisar as moedas brasileiras de baixo valor que circularam ao final do século XIX e início do século XX. Objetivamos contribuir para o entendimento de fatores que possibilitaram a construção ... -
Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
(2023)O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as ... -
Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem
(2018-12-15)O objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. ...