TCC - Filosofia - Licenciatura

URI Permanente para esta coleção

ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Licenciatura em Filosofia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    A filosofia intercultural no pensamento de Raúl Fornet-Betancourt - perspectivas teóricas.
    (2024) Such, Janete; Moran, Johnny Octavio Obando
    Os pressupostos teóricos desenvolvidos por Raúl Fornet-Betancourt em torno da filosofia intercultural, representam uma proposta de pensamento que proclama a salvaguarda das culturas autóctones. No desenvolvimento teórico dos seus postulados são apreciáveis ​​diversas fontes universais como Marx, Sartre, Herder, Lèvinas, bem como a teologia e a filosofia da libertação latino-americana. Esta perspectiva, partindo do reconhecimento da diversidade cultural, pretende gerar um novo horizonte de compreensão diante do abismo histórico e cultural entre diferentes culturas e também projetar um pensamento diante da globalização neoliberal, tendente à sua aniquilação. O autor faz uma proposta através do diálogo intercultural, da identidade e da abordagem referida por ele como “desfilosofar a filosofia”, buscando superar a tradição clássica europeia e desenvolver uma filosofia latino-americana capaz de estabelecer um diálogo com diferentes culturas e tradições. Implicando, com isso, a ruptura com o paradigma eurocêntrico e a correspondente contextualização das raízes históricas latino-americanas. A proposta vislumbra um horizonte utópico de esperança para promover um projeto de convivência inclusivo e identitário.
  • Item
    Aceita que dói menos. Reflexões e possibilidades sobre o problema psicofisiológico do ressentimento em Nietzsche.
    (2023) Migotto Junior, Alessandro
    O trabalho consiste em uma análise, revisão bibliográfica, do problema psicofisiológico do ressentimento na vasta filosofia de Nietzsche. Para tanto, ora estaremos dialogando com o próprio Nietzsche, ora com comentadores confiáveis. Para o nosso autor, o ressentimento é uma força contrária à vida. É um fenômeno psicofisiológico que opera nos corpos e nas mentes de homens e mulheres da cultura ocidental e os impede de viver a vida em todas as suas potencialidades, aproveitando tudo o que se pode. Isso ocorre por estarmos presos a ideias imaginárias de mundos possíveis que não passam de ilusões advindas da falsa ideia de livre arbítrio da cultura ocidental, que vem gerando corpos e mentes adoecidos em si e por si mesmos. Podemos dizer, então, que o ressentimento é um problema da moralidade ocidental que fora construído em cima das ideias de bem e mal, certo e errado, corpo e alma, e que para o nosso autor a única finalidade dessa moralidade é o apequenamento da espécie humana. Tratamos também de analisar as mais diversas formas de superar essa impotência frente ao mundo, merecendo destaque o naturalismo nietzschiano, o poder do riso, a tragédia e o cinismo. Aceitar a vida como ela é, isto é, vontade de potência, é para o nosso autor uma forma de se colocar na vida, para a vida e com a vida. Podemos então concluir que nosso autor é um vitalista, isto é, que desenvolve uma filosofia da vida, privilegiando a vida em toda a sua potencialidade, e o ressentimento seria um movimento contrário a essa força maior.
  • Item
    De la madre tierra a la nube. ¿cómo pueden el buen vivir, la sociedad sustentable y el ecosocialismo, guiar a las tecnologías informáticas?
    (2023) Carrizales Sánchez, Analis Yusmar
    Este trabajo compara los modelos civilizatorios del Buen Vivir, la Sociedad Sustentable y el Ecosocialismo, y estudia cómo ellos podrían colaborar en la mitigación del consumo energético de las tecnologías informáticas, especialmente de los centros de datos o data centers. Del análisis de esos modelos se infiere que, aunque existen diferencias entre ellos, convergen en dos áreas importantes para una posible transformación de las tecnologías informáticas. Éstas son: la integración de los saberes culturales con las ciencias o diálogo de saberes, y la responsabilidad que se tiene con respecto a los bienes naturales y a los tiempos de regeneración del planeta. Por ello se argumenta que una ética ambiental basada en la racionalidad ambiental es la más apropiada, ya que reconecta los saberes fragmentados, promueve la hibridación de conocimientos, y prioriza la búsqueda de sabiduría orientada hacia el ser y no hacia el objeto. Distintamente de lo que pasa hoy, la ética ambiental debe ser un elemento fundamental en todas las áreas de la vida y en especial en los procesos de formación de las carreras técnicas como lo es la formación de ingenieros, influyendo tanto en su carácter como en sus decisiones de diseño y proyectos. Los ingenieros deben adoptar un código ético que promueva el respeto por la naturaleza, la prevención de riesgos, la protección de la salud y la seguridad, y el bienestar común, pero también, y sobre todo, aplicar esta ética dentro de sus criterios de diseño. Los ingenieros podrían contribuir a la sostenibilidad socioambiental, generando soluciones innovadoras y responsables que beneficien tanto a la sociedad como al medio ambiente, bajo un cambio de perspectiva, aportando con eso a la transición para un modelo de sociedad más justo y ecológicamente sano.
  • Item
    A escola como aparelho de normatização de sexualidade e gênero
    (2023) Koerich, Giovani; Carvalho, Príscila Teixeira de
    Este trabalho tem como objetivo investigar como a escola atua na fabricação de normas de gênero e sexualidade. Para isto, examinaremos o desenvolvimento histórico das tecnologias de gênero e sexo, a fim de discorrer sobre a problemática filosófica de conceitos que podem subjugar, criando hierarquia entre gêneros, sexos e sexualidades. Mas também, como as disciplinas implementadas em diversas instituições da sociedade moderna incorporam estes conceitos para criar as diferenciações de gênero e sexo. E assim, responder à pergunta: Seria a escola, um aparelho de normatização da sexualidade e gênero? Para tanto, a partiremos das obras de Michel Foucault (1926 -1984), Vigiar e Punir (1975) e História da Sexualidade Vol 1: A vontade de saber (1976), analisando como a política se manifesta através do corpo, as técnicas de controle do corpo por meio do que Foucault intitulou de biopolítica, especialmente as práticas disciplinares, que são implementadas em instituições estratégicas como hospitais, escolas e quartéis para gerenciar e padronizar a população. A partir da obra de Judith Butler (1956), Problemas de Gênero (1990) buscamos explicitar os processos de generificação dos corpos, descrevendo os processos contidos na estrutura do poder que resultam na formação da identidade subjetividade ligadas à sexualidade e gênero. Ao mapear a instituição escolar, nos deparamos com os escritos de Louis Althusser (1918 - 1990), onde se percebe que a escola é um Aparelho Ideológico do Estado (AIE), observamos o papel da Escola no engendramento e padronização de gênero e sexualidade em seus alunos. A luz da obra de Guacira Lopes Louro em Gênero, Sexualidade e Educação (1997) buscamos demonstrar como as escolas brasileiras reproduzem todo o esquema de fabricação dos padrões de gênero e sexualidade já diagnosticados na seção anterior, por meio da análise da estrutura e cotidiano das Escolas brasileiras, buscando evidenciar as atividades de engendramento dos sujeitos.
  • Item
    A crítica de Espinosa à doutrina do livre-arbítrio a partir de seus antecedentes históricos em Tomás de Aquino e Descartes
    (2023) Paes, Thiago José Farias; Vargas, Gonzalo Montenegro
    Espinosa realiza contundente crítica à tradicional doutrina do livre-arbítrio. O objetivo deste trabalho é expor brevemente alguns dos antecedentes histórico-filosóficos que fundamentam a concepção de livre-arbítrio, para, a partir dessa contextualização, apresentar como Espinosa elabora sua crítica e propõe sua solução. Para tanto, optou-se por mostrar como que Tomás de Aquino e Descartes, a partir de suas diferenças e identidades, mantêm a doutrina do livre-arbítrio ancoradas numa metafísica do possível, considerando o ser humano, à semelhança de Deus, dotado de um intelecto e vontade livres. Por sua vez, Espinosa, em sua ontologia do necessário, nega que haja vontade livre tanto no ser humano quanto em Deus. Ademais, o holandês identifica a doutrina do livre-arbítrio a uma ideia inadequada que impede o gozo da livre necessidade. Ou seja, em Espinosa o livre-arbítrio não é apenas uma ilusão, mas é também um preconceito que impede a compreensão da ideia adequada quanto à natureza humana, bem como, por isso, nos afasta da efetiva liberdade.
  • Item
    Por uma Filosofia Crítica para Crianças na América Latina: Apontamentos para o Ensino de uma Filosofia Decolonial
    (2023) Santana, Itaneem Celeste de Oliveira
    O presente trabalho aborda a importância de um ensino de filosofia decolonial voltado para crianças, que leve em consideração a diversidade de saberes e experiências existentes. A abordagem filosófica com crianças deve buscar não apenas o desenvolvimento de habilidades lógicas, mas também a conscientização, a transformação social e a formação de cidadãos ativos e reflexivos desde a infância. É necessário repensar a forma como concebemos o ensino de filosofia, considerando os saberes prévios dos estudantes e as múltiplas formas de conhecimento presentes em suas comunidades. A educação libertadora e problematizadora proposta por Paulo Freire nos convida a buscar uma abordagem pedagógica que estimule a reflexão crítica, o questionamento das estruturas de opressão e a ação autônoma. A partir dessas bases teóricas, são realizadas críticas ao projeto de Filosofia para crianças proposta por Matthew Lipman que não considera as questões decoloniais e se mantém neutro e descontextualizado dos problemas sociais. Portanto, argumenta-se que uma filosofia crítica para crianças na América Latina deve ir além do desenvolvimento de habilidades reflexivas da filosofia analítica de Lipman. Essa abordagem deve levar em consideração as perspectivas de Paulo Freire e Frantz Fanon, problematizando a pretensa universalidade de Lipman e valorizando a diversidade e a pluralidade de vozes.
  • Item
    Notas para uma Leitura do Livro I da República de Platão a partir do Primeiro Prefácio da História da Loucura de Michel Foucault: o Caso de Trasímaco
    (2023) Santos, Anderson Alves dos
    No primeiro Prefácio da História da Loucura , Michel Foucault sugere uma analogia entre as noções gregas antigas de hybris e sôphrosynê e os conceitos de loucura e razão trabalhados por ele na História da Loucura . Segundo o filósofo francês, a relação dos gregos com a hybris “não era apenas de condenação” e “a existência de Trasímaco, ou de Cálicles, basta para mostrá lo”. O presente trabalho de conclusão de curso objetiva explicitar essa relação com a hybris no Livro I da República de Platão para compreender o caso de Trasímaco.
  • Item
    Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola
    (2023) Santos, Ricardo Leandro dos
    A abordagem pedagógica sobre o amor na escola traz consigo grandes potencialidades para estimular o crescimento pessoal e para a construção e consolidação de valores. O amor é entendido como um princípio promotor de uma sociedade mais solidária, na qual a discussão sobre os valores de tolerância e respeito estimulam o diálogo, a curiosidade do pensar e a possibilidade de transformação social. Contudo, a implementação de uma abordagem sobre o amor na educação também pode levantar desafios significativos, como o enfrentamento dos preconceitos, do descaso e da negligência em relação a estes princípios fundamentais. Assim sendo, o desafio está em buscar novas metodologias a fim de reforçar os princípios e valores inerentes ao amor na educação de forma clara, crítica e criativa. Por isso, traçamos o seguinte objetivo deste estudo: identificar e analisar as reflexões e proposições para uma abordagem pedagógica sobre o amor na escola. Esse estudo exploratório qualitativo tem como base uma pesquisa bibliográfica, dispondo de autores conceituados na área. Os resultados obtidos neste estudo é que o amor e a educação estão interligados e caminham juntos para uma visão mais holística e ampla de educação. De acordo com o nosso principal referencial teórico - Paulo Freire -, é preciso amor para que a educação aconteça de forma significativa, pois é a partir do amor que podemos despertar a curiosidade, a busca pelo conhecimento e o interesse, bem como a troca de vivências entre educadores e educandos. O amor não é apenas visto como um sentimento de carinho e afeto; é a essência do processo educativo, pois através dele as pessoas se tocam, compreendem o outro e constroem presenças coletivas, partilham conhecimentos, relacionam-se, adequam suas formas e contribuem para a construção de um mundo mais justo e solidário. Nesta perspectiva, a presente pesquisa salienta os aportes do método dialógico de Paulo Freire no sentido de oportunizar a abordagem pedagógica sobre o amor, trabalhando-o não como um conteúdo específico de uma determinada disciplina, mas sim como elemento que deve perpassar a prática educacional em todos os momentos e espaços escolares, visando a humanização.
  • Item
    A Dimensão Política da Desestabilização da Dança Contemporânea: Implicações para Composição Coletiva e Plural desde a Dança
    (2023) Testagrossa, Andrés Roberto
    Este texto pretende apresentar resumidamente qual é a dimensão política da desestabilização que ocorreu nas últimas décadas na dança contemporânea e como foi que, segundo os estudos críticos em dança, a filosofia teve uma forte e decisiva influência nessa disciplina. A partir de uma pesquisa bibliográfica em alguns textos filosóficos e dos estudos críticos de dança, performance e política, principalmente a partir do trabalho realizado pelo autor norteamericano André Lepecki no livro "Exaurir a dança”, busca-se contribuir na compreensão de como na busca de uma quebra de sistema, a filosofia ajudou a gerar quase uma morte dessa arte no palco e inspirou uma reviravolta da antiga procura de virtuosismo dos corpos dançantes para procurar, esta vez, um corpo coletivo onde a construção política e a construção de sociedade seja o objetivo principal. Busca-se explicar essa relação de forma didática para o público geral. Propõe-se refletir também, como, em contraposição à dança clássica, uma linha da dança contemporânea já não pode se enxergar mais apenas em uma procura estética e de produto de obra de arte cênica desenvolvida numa construção vertical de sociedade. Essa relação entre filosofia e dança vem sendo tão potente que chegou a influir até na criação de órgãos públicos como ministérios ou até participação de coreógrafos em cargos públicos fora da procura necessariamente artística ou apenas de produção de obras para palco. Poderia se pensar, e esse é o convite, que essa linha talvez seja mais um modo de protesto, em termos Deleuzianos “de resistência” ou eventos meramente políticos mais do que uma experiência meramente artística. Este artigo pretende de forma sintética refletir sobre essas ideias e conceitos e sobre a junção de sentido de alguns estudos críticos e filosóficos sobre corpo, performance, dança e política.
  • Item
    A Relação Mente-Corpo de Homero, Passando por Descartes, a Filosofia da Mente até a Neuropsicanálise
    (2023) Abreu, Claudete Conceição de
    O ponto central da discussão sobre a relação Mente-Corpo na Filosofia da Mente é Descartes, mas, neste trabalho foi buscado entender de que maneira essa relação é descrita nos relatos e reflexões sobre a mente, anteriores a Descartes. Partindo do momento anterior à Filosofia, nos escritos Homéricos, seguindo pelos Pré-Socráticos, que buscavam entender a origem do pensamento no homem; Platão e Aristóteles com as tripartições da Alma/Mente, para, então, através da análise das Meditações de Descartes observar a descrição do postulado da cisão na relação Mente-Corpo, realizada por Descartes e, buscando entender as consequências desse postulado, analisar a contraposição de Spinoza sobre a relação Mente-Corpo. Spinoza demonstra em sua reflexão um caminho de maior materialidade da Mente para os estudos da mente contemporâneos. Passa-se então a descrição do funcionalismo na Filosofia da Mente, a Psicanálise e o pensamento de Freud e da Neuropsicanálise, ciência atual que busca convergir a psicanálise e a neurociência. Neste percurso é possível observar que a conceituação da mente, dos estados mentais e a relação mente-corpo, parte de uma dispersão que fragmenta os estados mentais em partes do corpo do guerreiro homérico, passando por períodos em que é realizado uma espiritualização da mente em contraposição com a busca da materialidade da ciência sobre a mente. No transcurso, também, estão implícitos grandes questionamentos dos estudos da Mente, como por exemplo: Como a Mente e o Corpo se relacionam? O que é a Mente? O que é a consciência? A Mente é física? A Mente é o mesmo que a Alma? O que são os processos mentais? Onde e como ocorre o pensamento? O que é a racionalidade?
  • Item
    O povo Brasileiro como Utopia Civilizatória
    (2022) Pinheiro, Márcio Dantas; Orientação
    Este trabalho critica o conceito de povo produzido pelo pensamento social brasileiro, principalmente a partir da perspectiva de Darcy Ribeiro. Tal pesquisa exploratória foi realizada a partir da revisão bibliográfica de autores das Humanidades que abordam a questão sobre a configuração do termo povo dentre a filosofia, a história, o direito e a antropologia. Mediante a apreciação destes materiais questionamos a construção do conceito de povo brasileiro como um pretenso conjunto unitário e uniforme de indivíduos homogeneizados. Com isso, objetiva-se problematizar a conceituação considerando as questões materiais que contradizem o discurso de unidade que pressupõe o povo brasileiro como uma democracia racial, revelando a inadequação do conceito em referência ao panorama de desigualdade social brasileira, denunciando o caráter elitista da concepção e propondo uma alternativa coerente com nossa realidade social. Considerando as graves questões brasileiras questionamos abstrações conceituais que reduzem nossa complexidade em nome de um projeto de poder que beneficia as elites socioeconômicas, conservando seus privilégios e perpetuando a exploração de fundamento colonialista e escravocrata nacional. Para tanto, revisitamos criticamente o conceito de povo brasileiro difundido pelo pensamento iracundo e anticolonial de Darcy Ribeiro, problematizando suas capitulações conceituais a partir de uma análise de cunho interdisciplinar, atrelando filosofia, história, direito e antropologia a partir de contribuições questionadoras do cânone elitista e enfatizando a noção de conflito como instância inerente e inescapável a partir da teoria dos humores maquiaveliana. Desse modo, observa-se que a noção de conflito maquiavelina contempla as complexidades paradigmáticas ambicionadas, o que permite-nos concluir que a construção de nossa consciência social se enriquece com a assunção dos conflitos, gerando uma oportunidade fundamentada de debate sobre as assimetrias entre o conceito de povo unitário e as divisões que ele oculta.
  • Item
    Filosofia e Cinema: A Imagem e o Pensamento: os Conceitos através dos Filmes
    (2022) Jarava, Pedro Carvalho
    Intenciona-se apresentar as imagens do cinema como uma forma de pensamento. Parte-se dos estudos de Julio Cabrera com os conceitos de razão logopática e conceito-imagem, e de Imagem-Movimento e Imagem-Tempo de Gilles Deleuze . Com Cabrera pretende-se entender o seu questionar com relação a forma tradicional da escrita filosófica, e pontuar sua visão da lógica associada ao afetivo, sob o escopo de filósofos como Niezstche, Heidegger e outros, que integram o elemento pático em suas filosofias. Tal ideia se conecta ao cinema que, na perspectiva de Cabrera, é naturalmente logopático. Assim sendo, os filmes são estabelecidos como uma fonte inesgotável para pesquisar através dos conceitos-imagem que estão expostos em medias situacionais diversas. Com Deleuze busca-se compreender a sua maneira de definir as imagens como bloco de sensações, formadas por afectos e perceptos, para então adentrar no estudo de cineastas como Godard, Bresson, e Passolini, e como suas produções se conectam com sua filosofia da diferença que intenciona um rompimento com a imagem dogmática do pensamento . Com base na leitura deleuzeana das teses de Henri Bergson forma-se todo um arsenal teórico no qual são estabelecidos parâmetros conceituais técnicos específicos visando caracterizar o cinema clássico em termos de imagem-movimento , e o cinema moderno com a imagem-tempo. Desta maneira, espera-se propiciar um entendimento da evolução da linguagem do cinema, identificando o percurso teórico dos filmes que podem transcender e romper com a representação por meio da consciência e renuncia dos clichês.
  • Item
    “Ritmo & Philosophia”: Potencialidades e Desafios do Rap como Ferramenta Pedagógica
    (2022) Ferreira, Wellington Douglas; Franzi, Juliana; Santos, Idete Teles dos
    O presente trabalho tratará sobre a pedagogia aliada a cultura/movimento Hip-Hop no combate à evasão estudantil na educação pública no Brasil. Tal pesquisa conta com a contribuição da experiência de um acadêmico em licenciatura e pesquisador atuante dentro da cultura/movimento Hip-Hop desde longa data. Serão apresentados os desafios e as problemáticas no que tange à docência compartilhada com arte-educadores do movimento Hip-Hop, salientando a ação coletiva escolar de educadores, educandos e arte-educadores, junto a políticas de formação continuada com apoio do Estado. A Pedagogia Hip-Hop valoriza intelectuais orgânicos, como os arte-educadores de projetos sociais e oficinas ligadas ao cultura/movimento Hip-Hop. É uma proposta crítica e estética que visa a autonomia intelectual dos alunos de grupos vulneráveis, bem como o “resgate” de estudantes que se encontrem desinteressados de seu próprio processo de letramento. Demonstra como a lei 11.645/08 se torna muito importante para que tal proposta possa alcançar estudantes afro brasileiros, pardos, indígenas tidos como invisíveis para o currículo. A investigação foi realizada por meio de pesquisas e estudos bibliográficos dentre outras mídias, tendo como referências centrais as teorias dos autores como Marc Lamont Hill e Mônica do Amaral dentre outros. São apresentados desafios e pontos fortes de algumas pesquisas de educadores que atuam neste campo educativo. Busca suscitar novas discussões sobre didática e metodologia de ensino para jovens que encontram dificuldades no processo de aprendizagem. Quebra tabus elucidando a contracultura do Hip-Hop, muitas vezes rechaçada pelo tradicionalismo de algumas pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo pretende abrir caminho e colocar em evidência tais discussões nos centros acadêmicos e escolas públicas sobre a viabilização de formalizar propostas alternativas pedagógicas diante do processo de evasão estudantil. Almejando otimizar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem para a educação pública e inclusiva. Por fim, este trabalho apresenta algumas dificuldades/potencialidades encontradas para que futuras pesquisas nesta área sejam otimizadas.
  • Item
    Tolerância: sua Função e seu Lugar na Sociedade Democrática
    (2022) Dzierva, Geraldo Luiz; Orientação
    Neste trabalho investiga-se a possibilidade da tolerância como recurso para promover a inclusão e a participação de todos os indivíduos ou grupos na sociedade democrática. Para tanto busca-se na literatura atual a análise do conceito de tolerância, seus requisitos básicos, seus limites, assim como verificando sua função e seu lugar na sociedade democrática, para determinar sua viabilidade para inclusão social democrática. São abordados os pressupostos para uma sociedade democrática, o entendimento sobre o conceito de tolerância, seus limites e, após a análise conceitual, reflete sobre a sua aplicabilidade como viabilizadora da inclusão. Durante as pesquisas constatou-se que as discussões da modernidade manejaram o conceito no sentido religioso, uma vez constatado nesse campo a flagrante falta de tolerância e no século XIX, a aplicação do conceito foi ampliando-se para as diversas áreas da atividade social. Nas sociedades onde prevalece a democracia moderna, entende-se o poder do Estado legitimado pelo exercício de participação dos indivíduos na tomada de decisões naquilo que lhes afeta. Conforme as abordagens consultadas sobre o conceito de tolerância, verificou-se que ela é exigida em situações que envolvem multiplicidade de opiniões em virtude da diversidade cultural presente na sociedade, onde a vontade da imposição sobre o outro precisa ser freada pelo reconhecimento e respeito às opiniões diversas. Para que isso seja possível, o modelo de democracia necessita seguir pela abordagem deliberativa e argumentativa de modo a evitar o uso do poder para imposições verticais da vontade de alguns sobre os demais. Disso resulta que a tolerância parece viável para a prática inclusiva, mas requer limites e habilidades para concessões mútuas.
  • Item
    O Poder e o Sistema Prisional a partir da Perspectiva Foucaltiana
    (2022) Wlodkowski, Renata Luiza; Orientação
    Esse trabalho tem o objetivo de analisar as reflexões filosóficas de Michel Foucault produzidas em sua obra Vigiar e Punir. Abordar a evolução e desdobramentos dos sistemas punitivos, suas ferramentas de aplicação nas demais esferas da sociedade e também a aplicabilidade nos estabelecimentos prisionais. Pretende-se questionar quais as causas e efeitos dessas instituições, assim como, identificar por que e como teria sido a prisão chamada a funcionar na fabricação de uma delinquência que seria seu dever combater. Para obter os resultados acerca da problemática apresentada, serão feitas análises por meio de pesquisas bibliográficas e documentais sobre as relações de poder, seus desdobramentos durante a história e o sistema penitenciário atual, procurando evidenciar as contradições presentes no dia a dia do cárcere, bem como de que forma se desenvolve no meio social.
  • Item
    Realidade, Linguagem e Silêncio: uma Leitura do Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein
    (2022) Coelho, Vitória Biscaro; Orientação
    Este trabalho analisa a ideia de silêncio em Wittgenstein, com foco principal na obra Tractatus Logico-Philosophicus, explorando o problema da relação entre realidade e linguagem. Ou seja, se a linguagem é capaz de exprimir a realidade, se é possível dizer tudo que constitui a possibilidade do mundo. Assim sendo, este texto abordou a natureza da linguagem, da realidade, da proposição e dos objetos, analisando a maneira como estes se relacionam com base na Filosofia de Wittgenstein. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que o autor admite a existência de temas que fogem da possibilidade da linguagem e que a conclusão “aquilo que não se pode dizer deve-se guardar silêncio” do autor está amparada em uma noção de silêncio como signo de algo que não pode ser dito, tendo em consideração os limites da linguagem. O filósofo estaria, então, apontando para a existência de questões que não podem ser tratadas pela linguagem, mas de alguma forma podem ser identificadas na vida. Isto é o Místico para Wittgenstein.
  • Item
    El Concepto de Valor y la Abstracción de la Comunidad en John Locke: una Lectura desde K. Marx y Latinoamérica
    (2022) Henao, Hander Andrés
    La formulación del concepto de «valor» que realiza John Locke como producto del esfuerzo del trabajo, presupone la abstracción de la «comunidad» al establecer una interconexión entre una visión del ser humano como propietario de sí mismo y una visión procesual del Estado como mecanismo para garantizar la propiedad individual generada por la apropiación de los objetos comunes en la naturaleza, formándose así la sociedad civil como prototipo de una sociedad de intercambio entre propietarios. El primero en captar esta determinación en el pensamiento de Locke fue Karl Marx (1818-1883), que entiende este modo prototípico de pensar de la sociabilidad burguesa, así que el acercamiento que realiza Marx sobre el pensamiento de Locke, demuestra la unidad del pensamiento del filósofo alemán en cuanto proyecto crítico de la modernidad. En ese sentido, en este ensayo tratamos de dejar claro que las posiciones entre Locke y Marx a propósito de las reflexiones antropológicas y las problemáticas económico-políticas contenidas en la formulación de los conceptos de la «Comunidad» y el «Valor», es por lo que precisamente ambos se van a diferenciar como pensadores representantes de dos ideologías contrapuestas: el «liberalismo» y el «comunismo». La primera parte es una presentación de los conceptos de Valor y Comunidad en la interpretación crítica a la Filosofía de John Locke que realiza Karl Marx (1818-1863), como un intento doble: por una parte, explorar nuevas fuentes para la comprensión de la CEP y, por otra, a partir de la lectura de Marx a los planteamientos políticos económicos de Locke, demostrar el fundamento de su crítica de la civilización moderna. La segunda se encargará de demostrar que la formulación del concepto de valor en John Locke construye una abstracción de la comunidad por medio de la articulación de tres modelos explicativos: el «Modelo Trabajo-Propiedad», el «Modelo de Tránsito del Estado Natural al Estado civil» y el «Modelo Operativo del Estado». El esfuerzo de estas páginas redundó en la exposición de la crítica de Marx a las concepciones político económicas de Locke, pero también en la exposición de las ideas del autor inglés.
  • Item
    O Papel das Fake News nas Eleições de 2018, no Brasil
    (2022) Kieling, Cristiano; Orientação
    As eleições de 2018 no Brasil não foram marcadas apenas pelo discurso de campanha eleitoral composto por inúmeras promessas e ataques verbais contra candidatos adversários. Foi nítida também, a presença marcante de mentiras e distorções difundidas pelas redes sociais e disfarçadas de notícias, criando a imagem de um país devastado, moral e economicamente, pela esquerda. Desta forma, o presente artigo busca entender o fenômeno das fake news quando utilizadas em contexto de campanha eleitoral, relacionando-as aos procedimentos de controle e delimitação do discurso apresentados pelo pensador Michel Foucault. Assim, não podemos deixar de analisar também o meio em que estas mentiras circularam e como estas podem afetar uma das principais características de uma democracia representativa, a saber, o processo eleitoral. De caráter exploratório, a investigação bibliográfica utilizará as reflexões de Nádia Urbinati acerca do papel da representação democrática, de Michel Foucault sobre o discurso e suas implicações, e de Tandoc et al. (2018) para conceituação de fake news, bem como avaliar algumas notícias falsas que circularam pelas redes durante a campanha presidencial de 2018. Com isso, buscaremos sustentar a hipótese de que, apesar de uma suposta fragilidade da democracia representativa devido a manipulação da opinião pública, as fake news não conferem necessariamente a morte do estado democrático, apesar das consequências negativas que essa manipulação pode trazer.
  • Item
    O Ente Racional Enquanto Incontinente
    (2022) Zabot Batista, Luiz Alberto; Orientação
    O fito nesta monografia é expor o ente racional enquanto incontinente: com sua incontinência tal qual remonta a Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Mas apresentar, de início, a ordem das potências da alma, bem como galgá-las uma a uma, a fim de atingir este ou aquele âmbito do incontinente, é a via fundamental que sedimenta o atinente trabalho. Estas potências da alma, entretanto, são os degraus estruturantes, pois sem as tais tornaria esta exposição lacunar e peremptoriamente amputada da sua ordem natural. Em nossa exposição partiremos ao lado de Aristóteles, ou seja, usando-o como suporte basilar para discorrer acerca do estudo empreendido pelo Doutor Comum, ora sobre certa estrutura interna do ente racional, ora sobre a incontinência, uma vez que, do contrário, o aprofundamento ao modelo do ente humano no Santo Doutor estaria doutrinalmente incompleto. Contudo, arrolar os argumentos dos Filósofos aludidos em questão é, por assim dizer, um dos primados ao longo desta monografia.
  • Item
    Cosmologia Pentecostal e Representação Política
    (2022) França, Douglas; Orientação
    A pesquisa tratará do ativismo e representação política, através da perspectiva cristã evangélica. Pretende assimilar a cosmovisão dentro de um âmbito conceitual filosófico, e seu recente interesse dentro do âmbito político. Sendo as representações e o ativismo político, ferramentas eficientes e poderosas. Buscaremos mecanismos necessários, para compreendê- las, e analisar suas possíveis consequências no espaço público. Este trabalho pretende motivar a produção de mais materiais dessa temática, por causa da escassez bibliográfico, e revigorar a relevância das representações evangélicas e o ativismo político pentecostal. E estes trabalhos futuros, poderão proporcionar um avanço político dentro do espaço público brasileiro. Como também, diminuir a ignorância tão vigente em nossos dias, em relação a este grupo. A metodologia usada será descritiva argumentativa, expondo conceitos e problemáticas de aspecto filosófico. Será realizada, a observação histórica dos evangélicos, teólogos contemporâneos, filósofos, e teóricos. Que abordarão os conceitos que serão trabalhados. Os resultados propostos serão a possibilidade de respeitar este segmento religioso, desmistificar alguns preconceitos e conceitos incoerentes em relação aos evangélicos. A análise da temática demonstrará que as representações são efeitos do ativismo evangélico, que é fruto de uma cosmologia própria. Igualmente, o ativismo evangélico tem sido responsável por muitas pautas atuais, porém é um movimento recente e em pleno desenvolvimento. De tal forma que, os conceitos trabalhos aqui, poderão ser compartilhados, discutidos e criticados.