TCC - Cinema e Audiovisual - TCC prático

URI Permanente para esta coleção

ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • Item
    Radar Marginal: Rastreando o que está à Margem
    (2023) Martins, Isabela Israel Cardoso
    Radar Marginal é uma revista digital com foco na produção de conteúdo audiovisual para o Instagram, explorando a imagem e vídeo de acordo com as ferramentas propostas pela rede social, dedicada a apresentar e valorizar talentos periféricos e impulsionar artistas originais de favela. Pensando nas práticas políticas e processos históricos de marginalização que desvalorizam e desvalidam a cultura periférica, como também nos processos de democratização trazidos pelo aspecto relacional das redes sociais na internet. A Radar Marginal centraliza o que esta á margem da sociedade, valorizando e ressignificando o termo cultura e sua elitização. Colocando a favela não só como portadora de significados impostos, mas sim produtora de significados e narrativas singulares.
  • Item
    El Color de la Locura
    (2023) Del Rosario, Eliana
    El presente trabajo es una etapa inicial del guión del largometraje titulado ``El color de la locura``. A través de la historia de Elfina, que usa la fotografúa para reportar el desplazamiento que sufre su comunidad de origen Kilombo-Batey y los habitantes del territorio desde la colonización cuando una empresa constructora intenta construir un hotel de estilo colonial. La película abordará temas como el racismo, el intento de borrar a las comunidades originarias afrodescendientes, indígenas y de la periferia. Esto es una realidad que forma parte de la historia y de los pueblos afro indígenas de las islas del Caribe y también sucede en Brasil, especialmente con las mujeres negras y racializadas. Para ello, seguimos algunas estructuras narrativas del guión, en particular la división en tres actos con el protagonismo femenino para ayudar en la representación crítica de la mujer, especialmente de la mujer negra en el cine. Utilizamos la idea de crear personajes femeninos representativos de nuestras comunidades, mujeres independientes y otras en situaciones de peligro que son rescatada por la unión de todas las mujeres de la comunidade. Contaremos historias paralelas de el pasado, el actual presente y un futuro utópico. La fotografía también es de gran importancia en este trabajo como herramienta de rescate de la memoria, acercamos a las manos de nuestra protagonista la camara como conexion entre estas temporalidades. Ademas, utilizaremos imágenes de archivo como un acto de rescate de archivos con imágenes de la comunidad negra durante la época de la esclavitud con el fin de ayudar a no olvidar.
  • Item
    Alambrados: um Documentário
    (2023) Ruhoff, Adalberto; Gimenes, Victor Jardinetti
    O projeto Alambrados: A Fronteira entre o Torcer e o Pertencer é idealizado pelos discentes Adalberto Ruhoff e Victor Jardinetti Gimenes e se trata da realização de um documentário com a minutagem estimada de 30 a 50 minutos. Depois de 20 anos a taça da Copa do Mundo volta para a América Latina, após a Argentina se sagrar campeã. Mas será que essa comemoração se estende para todo povo latino-americano ou apenas para os nascidos na Argentina? Existe um limite no torcer? A partir destas perguntas é que se estrutura a concepção do projeto.
  • Item
    El Canto del Urutau
    (2023) Vivas Luna, Moisés Saydhi; Osorio Ortiz, Maria Camila; Verazaín Zuazo, Cybèle Salma; Aravena Fuentes, Marcial Alejandro; Reina Rodríguez, Cesar Steven
    Este projeto de conclusão de curso narra o processo de realização do curta-metragem ficcional El Canto del Urutau, que usa a releitura de uma lenda popular (os recémnascidos que, ao não serem batizados, ficam vulneráveis a diversas “forças do mal”) como um dispositivo para narrar as formas de opressão e resistência das instituições e sociedades religiosas fendidas pelo êxodo. Apresentamos em duas partes as questões que acompanharam a realização do filme, desde sua idealização até sua conclusão. A primeira parte contém as bases teóricas que auxiliaram o processo de planejamento da produção dentro do universo ficcional, texto construído durante o TCC II. Na segunda parte, construímos a narrativa que se apresenta como uma espécie de diário da produção do curta-metragem, descrevendo cada etapa da realização do filme dentro das áreas defendidas: direção, fotografia, edição, produção e som.
  • Item
    Pink Persefone
    (2022) Rocha, Higor Leal; Andrade, Kharolyne Holler de; Scarpel. Lorena Medeiros; Cortes, Valeria Julieth Quiroz
    Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
  • Item
    Divino Almagro - Roteiro de Longa Metragem
    (2023) Castilho, Paula Caroline
    Divino Almagro é um roteiro de longa-metragem de ficção sob o gênero da comédia romântica que acompanha a jornada de duas mulheres que se conhecem e se apaixonam enquanto lidam com questões de trabalho, princípios morais e amor. Ele surgiu da necessidade de contar histórias lésbicas de encontro do amor de maneira descontraída e com final bem-sucedido.
  • Item
    Difusão da Produção Cinematográfica do Cinema Universitário no Brasil Via Janelas de Streaming. Exemplo U-Play
    (2022) Kokin, Iurii; Orientação
    O seguinte trabalho se dedica a analisar as plataformas de streaming como possíveis janelas de distribuição do cinema do circuito mais restrito, trazendo como exemplo o projeto U-play que disponibiliza o cinema universitário. A primeira parte do trabalho visa levantar uma discussão geral e teórica sobre problemática da circulação do cinema nacional e independente, considerando sua interdependência da indústria cultural no contexto do Brasil. Em seguida, o trabalho discute cinema universitário da UNILA como parcela do cinema do circuito restrito com suas características influenciadas pelos diferentes fatores, problematizando a questão de difusão. O terceiro capítulo, então, se dedica ao pilar de difusão do projeto U-play que possibilita acesso ao cinema universitário do curso, realizado em formato de streaming. Neste último capítulo levantada ampla discussão baseada em experiência prática que de dédica a refletir todo o processo de construção de uma plataforma universitária, deste seu conceito apresentado em 2015 passando para sua transformação em projeto de extensão de 2022.
  • Item
    “Os Relatos das Grandes Águas” Projeto de Produção de Cineaudio 
    (2022) Soto, Oriana Isabella Stiuv; León, Francisco Javier Criollo; Ribeiro, Giovana Alfonso; Vieira, Vinícius Boita; Orientação
    A tradição oral tem sido o veículo cultural de geração em geração para qualquer sociedade. Esse trabalho pretende valorizar a cultura guaraní, expressada através da lenda das Cataratas do Iguaçu, por meio de uma minissérie de áudio-ficção.Toma-se como inspiração o gênero radiofônico da radionovela e formatos atuais como o podcast para construir uma proposta narrativa que explore as possibilidades sonoras e colocá-las como protagonistas. Español: La tradición oral ha sido un vehículo cultural de generación en generación para los pueblos originarios. Este trabajo pretende valorizar la cultura guaraní, expresada a través de la leyenda de las Cataratas de Iguazú, por medio de una miniserie de audio-ficción. Se toma como inspiración el género radiofónico de la radionovela y formatos actuales como el podcast para construir una propuesta narrativa que explore las posibilidades sonoras y las coloque como protagonistas.
  • Item
    Bíblia de série: A Herdeira de Avalon
    (2019-11-26) Pereira, Ritielle Moraes; Fé, Ester Marçal
    A retomada da adoração à Grande Deusa vem ganhando mais espaço na sociedade contemporânea e criando espaços de discussões referentes ao sagrado feminino, comunhão com a natureza e os mitos de panteões masculinos e femininos de Deuses de diversas sociedades. O objetivo do projeto é apresentar uma bíblia de série para televisão ou VOD, que desenvolva os elementos culturais que cada face da Deusa ganhou durante a história da humanidade, sendo traduzido na criação de um universo distópico com um embate religioso no qual a Deusa figura como uma das principais divindades passiva de adoração. Para elaboração do projeto, foram analisados os conceitos sobre a Deusa em diversas civilizações humanas, assim como foi empregado o arcabouço teórico para possibilitar a criação das regras do universo fictício da série, se beneficiando dos conceitos de fantasia, arquétipos e narrativa complexa para moldar seus personagens e enredos.
  • Item
    La Yuyera
    (2019-12-09) Avalos Arévalos, Maria Epifania (Dirección); Cruz Castañeda, María Fernanda (Dirección de Fotografía); Garcete, Ivan Eduardo (Edición y Montaje); Souza, Bernardo Teodorico Costa; Fonseca, Eduardo Dias
    Según encuestas realizadas por el sitio web de noticias El Surtidor, actualmente, en Paraguay el 80% de los casos de violencia contra la mujer se dan en el entorno familiar. “El agresor es alguien que te conoce”, es una de las frases contundentes que el periódico digital enfatiza dentro del testimonio de Elida Favole, directora de prensa de la Fiscalía y responsable de la oficina de género. Este es, lamentablemente, un tema que afecta no solamente a las mujeres paraguayas, sino a miles en toda Latinoamérica. La Yuyera, desde su posición como obra cinematográfica, busca contribuir con los esfuerzos por alcanzar una toma de conciencia como sociedad sobre esta problemática tan grave; esto, a partir de una historia donde el abuso y la opresión son parte del día a día que sufre una adolescente a manos de su abuelo, un anciano machista que no le permite ir al colegio y la obliga a trabajar por las mañanas como yuyera y por las tardes como limpiadora doméstica. Es así que con el uso de diferentes simbolismos se pretende con este cortometraje, transmitir un mensaje de lucha a la sociedad, utilizando la muerte del opresor como un sinónimo de un alto a las conductas violentas; al mismo tiempo que se destaca el empoderamiento femenino como sinónimo de fuerza, confianza y valor para enfrentar la cruel realidad actual
  • Item
    La representación del conflicto armado en Colombia sobre una perspectiva de género cinematográfico a través de El Páramo (Jaime O. Márquez, 2011)
    (2019-12-09) Sabogal Marin, Juan Felipe; Del Valle Dávila, Ignacio
    La película El Páramo es un objeto de estudio interesante para analizar cómo es representada la violencia dentro del cine colombiano. Este articulo parte de esta premisa para revelar cuales son los elementos más importantes de los que se vale el filme para tratar este tema, sobre el cual el público en general tiene una idea banal. También se formulara un dialogo con las convenciones del cine de terror y el concepto del trauma para el desarrollo de la narrativa y la representación del terror generado por el conflicto armado en Colombia.
  • Item
    A Vila dos Ventos
    (2019-11-28) Ferrer, Isabela Borges Giles
    A Terra tem seus recursos naturais quase inexistentes, em um futuro distópico onde há falta de água e alimentos, os animais não são vistos há anos e têm alto valor. Em uma pequena vila, a única fonte de água é um lago que seca mais a cada dia. Sara encontra uma velha égua no meio de uma tempestade e com o passar do tempo ela acredita que o enigmático animal está se comunicando com ela, alertando-a sobre o fim da vila e sobre a existência de uma fonte de água escondida. A chegada do animal desencadeia uma série de acontecimentos entre os habitantes, que movidos pelo desespero da falta de água tomam decisões extremas, ignorando as profecias da égua e explorando a força do último animal na Terra para seus próprios fins
  • Item
    El hábito de habitar: trabalho de conclusión de curso modalidad obra audiovisual
    (2019-07) Pérez Macuada, Nicolás Daniel; Pubien, Shellot; Flores, Virginia Osorio
    El presente trabajo transita el abordaje de investigación y metodología para la realización del documental El hábito de habitar. Éste, es un documental que pretende abordar las reminiscencias de la memoria y su fluctuante presencia en el presente, fuera de los espacios o instituciones habituales que le tocan. El documental, presenta un abordaje desde el diálogo entre el material de archivo generado en el periodo de abandono y cierre de una ex residencia estudiantil, moradía I, y la puesta en escena actual de algunos ex-habitantes de este territorio. Con aquello, se pretende encaminar la discusión y relación del uso del archivo, y a su vez, encaminar un transcurso artístico y creativo re-configurativo respecto de las relaciones de producción y de creación.
  • Item
    Do Outro Lado
    (2019-07-10) Lelis, Brenda dos Santos; Fer, Ester Marçal
    TCC prático apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
  • Item
    Tierra Mojada: Guion de largometraje a partir de la adaptacion de la obra literaria Buscando a Alaska
    (2019-01-02) Anaya Buelvas, Silvia Mercedes; Fer, Ester Marçal
    Si tengo que hablar sobre la realización de este proyecto, ¿de dónde surge esta elección y por qué?, creo necesario comenzar hablando de mi relación con mi madre. Retomo las palabras de la profesora Ester que salieron de una de las reuniones de orientación. “entonces tú y tu madre tienen una relación de creación”, nunca había pensado en esa palabra para describir mi relación con mi madre, para mí era una relación madre e hija como cualquier otra
  • Item
    O Sol Nasce Depois do Rio
    (2018-12-15) Gomez Filho, André Lindolfo; Oliveira, Gustavo Ferraz de; Molines, Leonardo Costa
    “O Sol Nasce Depois do Rio” é um curta-metragem de ficção que utiliza as fórmulas do gênero western para formar uma narrativa que coloca como questão central a relação das empregadas domésticas paraguaias com a cidade de Foz do Iguaçu. A nossa misteriosa protagonista, Liz, é uma jovem paraguaia que chega em terras iguaçuenses para trabalhar de doméstica em uma casa de uma família de classe alta brasileira. Liz, em meio ao trabalho cotidiano, acaba criando uma inesperada conexão com Bianca, a filha única da família, que é negligenciada pelos pais e encontra companhia com a protagonista. Aos poucos vemos que algumas memórias de um trauma na infância de Liz vêm à tona: o assassinato do pai em troca de suas terras.
  • Item
    Figuras Noturnas
    (2018-11-30) Magalhães, Gabriel Pereira - (Direção); Hygino, Lincoln André Bolzon - (Roteiro); Matos, Maria Eduarda - (Direção de Arte); Chamba, Jairo Vinicio Romero - (Produção); Mozatcho, Caio Vinícius - (Direção de Fotografia); Escobar, Sérgio - (Desenho de som/Assistência de som direto); Muniz, Laura - (Montagem); Fonseca, Eduardo Dias
    Durante a elaboração do TCC 2, correspondente à concepção e pré-produção do curta- metragem Figuras Noturnas, cada um dos integrantes do grupo, em suas respectivas funções, trouxe à mesa suas ideias, seus conceitos, seus planos. Um projeto nascia, feito inicialmente a sete mãos, mas que mais tarde receberia a valorosa e decisiva contribuição de tantos assistentes, colegas, professores, contribuintes através da plataforma de financiamento coletivo, amigos. Dentro de uma concepção mais global, cada um aportava aquilo que possuía, o que podia dispor para compor o que, afinal, iria restar no retângulo branco do qual fala Bresson. E para que? Para que, afinal, foi realizado este filme? Ou qualquer filme?
  • Item
    Para a Lua: baseado no jogo "To The Moon" de Kan Gao
    (Unila, 2015) Montoni, Sheyla Isabella
    Para a Lua, por Sheyla Isabella Montoni - baseado no jogo "To The Moon" de Kan Gao
  • Item
    Cinelandia
    (2017) Quitoran Retamazo, Cynthia Norma Consuelo; Pereira, Kira Santos
    Roteiro Cinelandia, trabalho de conclusão prático do curso de Cinema e Audiovisual
  • Item
    Colegas
    (2015) Lemos Bohórquez, Julie Andrea; Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
    Colegas son unos guiones para una webserie que trata de cuatro amigos que viven juntos y salen de paseo por diferentes lugares. En esta parte, vamos a darnos una idea, de lo que consideramos es una descripción valida de webserie. Pero, lo primero que tenemos que hacer es definir claramente lo que es un guion, su clasificación y por supuesto la manera de desarrollarlo. A su vez, entablaremos una descripción de formato y género dentro del Audiovisual. Y finalmente llegaremos a la parte que nos interesa, describir lo que es una webserie