Navegação UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 879-898 of 2465
-
Enseñanza de español en los institutos federales de Brasil: análisis comparativo de cuatro MOOCs desde una perspectiva crítica.
(2023)La presente investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, tiene como objetivo comparar y analizar los cursos on-line, masivos y abiertos de lengua española (MOOCs/LE) ofrecidos por los Institutos Federales de ... -
Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela Inclusiva
(2022)Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos geográficos relativos à representação espacial em crianças com ... -
Enseñanza de Lengua Española para Universitarios: una Unidad Didática con Base en la Literacidad Crítica
(2020-01-07)RESUMEN: Este trabajo de conclusión de curso constituye en una unidad didáctica centrada en dos temáticas: política y juventud e inmigración, la cual tiene como público destinatario estudiantes universitarios brasileños ... -
O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
(2016-12-15)Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da física numa perspectiva interdisciplinar propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção/visão do professor acerca do ensino da Física. Pensar em interdisci ... -
O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
(2023)O lúdico nas aulas de matemática passa a ter o caráter de material de ensino quando se considera que atividades com jogos podem levar os alunos PcD a exercitar o raciocínio. Os estudos aqui realizados apontam para a ... -
O ensino da relação médico-paciente nas Faculdades de Medicina das Universidades Públicas do Estado do Paraná
(2014)Investigar o ensino da Relação Médico-Paciente nas escolas médicas de Universiddes públicas do Estado do Paraná. Identificar a inserção curricular da relação médico-paciente, assim como avaliar o estabelecimento de empatia ... -
O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia
(2017-07-18)O desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que ... -
O ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILA
(2014)O ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILA -
Ensino de Eletroquímica: Uso de Eletrolisador Caseiro
(2023)A eletroquímica é um conteúdo de química complexo e desafiador tanto para os professores quanto para os alunos. Dessa forma, fazem-se necessárias selecionar e aplicar estratégias didáticas que colaborem com a resolução ... -
Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios
(2021)O objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o ... -
Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
(2022)O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem ... -
O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
(UNILA, 2017-09)Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede ... -
Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
(2018-12-13)O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e ... -
Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica
(2019-12-11)O presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental ... -
Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts
(2022)O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer ... -
Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdos
(2018-12-05)O estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a ... -
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
(2023)A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro, desvendando seu caráter de ... -
Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
(2019-12-09)Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o avanço do homeschooling (ensino domiciliar) no cenário político brasileiro, considerando-se, sobretudo, a conjuntura atual. A análise foi realizada por meio de estudos ... -
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
(2023)Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida ... -
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
(2022)Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ...