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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Roberto França da
dc.contributor.authorFarias, Matheus da Silva Rios
dc.date.accessioned2019-01-10T11:47:28Z
dc.date.available2019-01-10T11:47:28Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.citationFARIAS, Matheus da Silva Rios. Mobilidade Urbana e Circulação em Foz do Iguaçu: Uma Análise por meio do Transporte Público. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia – Bacharelado) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4308
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia – Bacharelado. Orientador: Prof. Dr. Roberto França da Silva Junior
dc.description.abstractNeste trabalho, analisaremos como se estabelecem as relações sociais através da mobilidade urbana e da circulação no espaço urbano em Foz do Iguaçu, com o foco na mobilidade através do transporte público na forma de linhas de ônibus. Através das cartografias dos itinerários de algumas linhas de ônibus em Foz do Iguaçu, examinaremos seu caráter excludente e confinador, e a partir de tal análise, nos aprofundaremos teoricamente para entender como se conformam os condicionantes da capacidade dos indivíduos de se locomoverem pelo espaço urbano pelas linhas de ônibus do transporte público, e em especial, os de classes mais baixas e moradores de bairros e regiões mais afastadas do centro da cidade, onde se concentram os serviços essenciais à realização das vidas urbanas. Neste aprofundamento teórico, analisaremos como se dão os processos de produção e reprodução social através do transporte público como condicionante da mobilidade urbana e circulação pelo espaço urbano, e entender também, como o capitalismo pode ser considerado um dos principais agentes condicionantes da mobilidade e circulação.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we will analyze how social relations are established through urban mobility and circulation in the urban space in Foz do Iguaçu, with a focus on mobility through public transport in the form of bus lines. Through the cartography of the itineraries of some bus lines in Foz do Iguaçu, we will examine your exclusionary and confining character, and from this analysis, we will theoretically deepen to understand how the conditions of the individuals' capacity to move around the urban space are conformed by public transport bus lines, and especially those of the lower classes and residents of neighborhoods and regions farthest from the center of the city, where services essential to the realization of urban lives are concentrated. In this theoretical depth, we will analyze how the processes of production and social reproduction are made through public transport as a condition of urban mobility and circulation in urban space, and also understand how capitalism can be considered one of the main conditioning agents of mobility and circulation
dc.description.abstractEn este trabajo, analizaremos cómo se establecen las relaciones sociales a través de la mobilidad urbana y de la circulación en el espacio urbano en Foz do Iguaçu, con el foco en la mobilidad a través del transporte público en forma de líneas de autobús. A través de las cartografías de los itinerarios de algunas líneas de autobuses en Foz do Iguaçu, examinaremos su carácter excluyente y confinador, ya partir de tal análisis, nos profundizamos teóricamente para entender cómo se conforman los condicionantes de la capacidad de los individuos de moverse por el espacio urbano por las líneas de autobús del transporte público, y en especial, los de clases más bajas y residentes de barrios y regiones más alejadas del centro de la ciudad, donde se concentran los servicios esenciales para la realización de las vidas urbanas. En esta profundización teórica, analizaremos cómo se dan los procesos de producción y reproducción social a través del transporte público como condicionante de la mobilidad urbana y circulación por el espacio urbano, y entender también, como el capitalismo puede ser considerado uno de los principales agentes condicionantes de la mobilidad y circulación
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectTransporte Público
dc.titleMobilidade Urbana e Circulação em Foz do iguaçu: Uma análise por meio do Transporte Públicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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