dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Roberto França da | |
dc.contributor.author | Farias, Matheus da Silva Rios | |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T11:47:28Z | |
dc.date.available | 2019-01-10T11:47:28Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Matheus da Silva Rios. Mobilidade Urbana e Circulação em Foz do Iguaçu: Uma Análise por meio do Transporte Público. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia – Bacharelado) –
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4308 | |
dc.description | Trabalho
de
Conclusão
de
Curso
apresentado ao Instituto Latino-Americano de
Tecnologia, Infraestrutura e Território da
Universidade Federal da Integração Latino-
Americana, como requisito parcial à obtenção
do título de Bacharel em Geografia –
Bacharelado. Orientador: Prof. Dr. Roberto França da Silva
Junior | |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisaremos como se estabelecem as relações sociais através da mobilidade urbana e da circulação no espaço urbano em Foz do Iguaçu, com o foco na mobilidade através do transporte público na forma de linhas de ônibus. Através das cartografias dos itinerários de algumas linhas de ônibus em Foz do Iguaçu, examinaremos seu caráter excludente e confinador, e a partir de tal análise, nos aprofundaremos teoricamente para entender como se conformam os condicionantes da capacidade dos indivíduos de se locomoverem pelo espaço urbano pelas linhas de ônibus do transporte público, e em especial, os de classes mais baixas e moradores de bairros e regiões mais afastadas do centro da cidade, onde se concentram os serviços essenciais à realização das vidas urbanas. Neste aprofundamento teórico, analisaremos como se dão os processos de produção e reprodução social através do transporte público como condicionante da mobilidade urbana e circulação pelo espaço urbano, e entender também, como o capitalismo pode ser considerado um dos principais agentes condicionantes da mobilidade e circulação. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, we will analyze how social relations are established through urban
mobility and circulation in the urban space in Foz do Iguaçu, with a focus on
mobility through public transport in the form of bus lines. Through the cartography
of the itineraries of some bus lines in Foz do Iguaçu, we will examine your
exclusionary and confining character, and from this analysis, we will theoretically
deepen to understand how the conditions of the individuals' capacity to move
around the urban space are conformed by public transport bus lines, and
especially those of the lower classes and residents of neighborhoods and regions
farthest from the center of the city, where services essential to the realization of
urban lives are concentrated. In this theoretical depth, we will analyze how the
processes of production and social reproduction are made through public
transport as a condition of urban mobility and circulation in urban space, and also
understand how capitalism can be considered one of the main conditioning
agents of mobility and circulation | |
dc.description.abstract | En este trabajo, analizaremos cómo se establecen las relaciones sociales a
través de la mobilidad urbana y de la circulación en el espacio urbano en Foz do
Iguaçu, con el foco en la mobilidad a través del transporte público en forma de
líneas de autobús. A través de las cartografías de los itinerarios de algunas líneas
de autobuses en Foz do Iguaçu, examinaremos su carácter excluyente y
confinador, ya partir de tal análisis, nos profundizamos teóricamente para
entender cómo se conforman los condicionantes de la capacidad de los
individuos de moverse por el espacio urbano por las líneas de autobús del
transporte público, y en especial, los de clases más bajas y residentes de barrios
y regiones más alejadas del centro de la ciudad, donde se concentran los
servicios esenciales para la realización de las vidas urbanas. En esta
profundización teórica, analizaremos cómo se dan los procesos de producción y
reproducción social a través del transporte público como condicionante de la
mobilidad urbana y circulación por el espacio urbano, y entender también, como
el capitalismo puede ser considerado uno de los principales agentes
condicionantes de la mobilidad y circulación | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte Público | |
dc.title | Mobilidade Urbana e Circulação em Foz do iguaçu: Uma análise por meio do Transporte Público | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |