Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Éder Cristiano de
dc.contributor.authorGoes, Andrew Cesar de
dc.date.accessioned2019-01-06T17:44:04Z
dc.date.available2019-01-06T17:44:04Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.identifier.citationGOES, Andrew Cesar de. A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: Fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. 2 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4294
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em História. Orientador: Prof. Dr. Éder Cristiano de Souza
dc.description.abstractA Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde o final do conflito em 1870 até a atualidade. Ao largo deste período, diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas sobre a guerra: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente trabalho toma como fonte de investigação, os manuais didáticos de história, entendidos como fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. A partir do estudo feito sobre tais materiais, o objetivo da pesquisa foi identificar quais são as narrativas presentes nos livros didáticos da atualidade sobre a guerra e a formação da consciência histórica dos brasileiros a respeito da Guerra do Paraguai a partir da narrativas dos materiais escolares. Entender a construção da consciência histórica nos permite um estudo mais preciso sobre a formação da cultura histórica, que também será um dos pontos centrais da presente pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractLa Guerra de la Triple Alianza, o Guerra del Paraguay, ha sido tema de pesquisa y debate desde el final del conflicto en 1870 hasta la actualidad. Al largo de este periodo, diferentes interpretaciones, abordajes y métodos historiográficos produjeron cambios en las maneras de narrar a esa historia, siendo posible destacar tres grandes corrientes historiográficas acerca de la guerra: la versión tradicionalista; la revisionista; y la neorrevisionista. El presente trabajo toma como fuente de investigación, los manuales didácticos de historia, comprendidos como fuentes para el análisis de la cultura escolar y de la cultura histórica. A partir del estudio hecho sobre tales materiales, el objetivo de la pesquisa fue identificar cuáles son las narrativas presentes en los libros didácticos de la actualidad sobre la guerra y cuáles conciencias históricas están siendo fomentadas a partir de la historiografía escolar. Entender la construcción de la conciencia histórica nos permite un estudio más preciso sobre la formación de la cultura histórica, que también será uno de los puntos centrales de la presente pesquisa
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAndrew Cesar de Goespt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
dc.subjectManuais Didáticos
dc.subjectConsciência Histórica
dc.subjectCultura Histórica
dc.subjectHistoriografia
dc.titleA Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura históricapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples