Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Waldemir
dc.contributor.authorTurcatti, Thiago Lopez
dc.date.accessioned2018-12-28T18:30:11Z
dc.date.available2018-12-28T18:30:11Z
dc.date.issued2018-12-28
dc.identifier.citationTURCATTI, Thiago Lopez. O teatro como laboratório social: reflexões e experimentos cênicos como estratégia política para redução da violência. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão (Bacharem em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4284
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Waldemir Rosa
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso apresenta como foco principal de estudo o teatro como laboratório social refletindo e experimentando cenicamente a performatividade e as relações humanas no convívio com a alteridade, funcionando assim como estratégia política à redução da violência. Para isso, são estabelecidos objetivos específicos que facilitam a leitura necessária para alcançar tais anseios. Sendo fragmentado em três capítulos, utiliza-se o conceito de habitus de Pierre Bourdieu, para traçar a relação entre corpo e experiência social no processo de autoconhecimento e criação de si, analisando as dinâmicas de identidades e comportamentos dos agentes sociais nas relações de poder e saber. Do mesmo modo, utilizam-se também os conceitos de etnodramaturgo e drama social advindos do pensamento de Victor Turner com o intuito de elucidar a relação constante entre comunidade e communitas, isto é, entre vida social e a vida ritual. A hibridação entre o pensamento antropológico e o pensamento artístico indaga a compreensão crítica da performatividade humana dos distintos habitus corporais e das representações socialmente construídas do Eu e do Outro no cotidiano. Assim, quanto à metodologia, propõe-se uma comparação do conteúdo do objetivo 4.7 do documento Transformando nosso mundo: Agenda 2030 das nações unidas como contraste antagônico e contraditório à situação social vigente. Em continuidade, o modo qualitativo de análise articulado com o método etnográfico na coleta de dados nativos e externos à interpretação e transcrição das narrativas de participantes do ritual teatral destacando as percepções sobre si e sobre o mundo na convivência com as diferenças nas maneiras de pensar, sentir e agir tanto na vida como no teatro. Por fim, conclui-se a veracidade da hipótese formulada, pois o teatro como ritual antiestrutural possibilita o reconhecimento de si e do outro, cultivando a tolerância, respeito e cooperação mútua sempre em trabalho para exercer o aperfeiçoamento humano na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo de conclusión de curso presenta como foco principal de estudio el teatro como laboratorio social reflejando y experimentando escenamente la performatividad y las relaciones humanas en la convivencia con la alteridad, funcionando así como estrategia política a la reducción de la violencia. Para ello, se establecen objetivos específicos que facilitan la lectura necesaria para alcanzar tales anhelos. Siendo fragmentado en tres capítulos, se utiliza el concepto de habitus de Pierre Bourdieu, para trazar la relación entre cuerpo y experiencia social en el proceso de autoconocimiento y creación de sí, analizando las dinámicas de identidades y comportamientos de los agentes sociales en las relaciones de poder y saber. De la misma manera, se utilizan también los conceptos de etnodramaturgo y drama social provenientes del pensamiento de Victor Turner con el propósito de elucidar la relación constante entre comunidad y comunitas, es decir, entre vida social y la vida ritual. La hibridación entre el pensamiento antropológico y el pensamiento artístico indaga la comprensión crítica de la performatividad humana de los distintos hábitos corporales y de las representaciones socialmente construidas del Yo y del Otro en el cotidiano. Así, en cuanto a la metodología, se propone una comparación del contenido del objetivo 4.7 del documento Transformando nuestro mundo: Agenda 2030 de las naciones unidas como contraste antagónico y contradictorio a la situación social vigente. En continuidad, el modo cualitativo de análisis articulado con el método etnográfico en la recolección de datos nativos y externos a la interpretación y transcripción de las narrativas de participantes del ritual teatral destacando las percepciones sobre sí y sobre el mundo en la convivencia con las diferencias en las maneras de pensar, sentir y actuar tanto en la vida como en el teatro. Por último, se concluye la veracidad de la hipótesis formulada, pues el teatro como ritual antiestructural posibilita el reconocimiento de sí y del otro, cultivando la tolerancia, respeto y cooperación mutua siempre en trabajo para ejercer el perfeccionamiento humano en la sociedad.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseriesThiago Lopez Turcatti;
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHabitus - conceitopt_BR
dc.subjectDrama social
dc.subjectCommunitas
dc.subjectViolência
dc.subjectEtnodramaturgo
dc.titleO Teatro como Laboratório Social: reflexões e experimentos cênicos como estratégia Política para redução da violênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples