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dc.contributor.advisorSanches, Tiago Costa
dc.contributor.authorSantos, Alexssandro Aparecido dos
dc.date.accessioned2018-12-15T14:06:42Z
dc.date.available2018-12-15T14:06:42Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.identifier.citationSANTOS, Alexssandro Aparecido dos. Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso, História Licenciatura- Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4259
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da niversidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História. Orientador: Prof. Doutor Tiago Costa Sanches
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. Na nossa atual sociedade o jovem de periferia não encontra muito espaço para se construir como sujeito social, se depara com enormes barreiras diante o dispositivo escolar e o mercado de trabalho, mas encontram na cultura esse espaço, ou seja, a música se torna uma válvula de escape para esses, no qual constroem suas relações pessoais e muitos acabam criando de certo modo uma resistência a autoridade e a estrutura que o dispositivo escolar os impõe. Nossa análise consiste em observar como a cultura juvenil que vem a ser influenciada pela música se dá em contato com a cultura escolar e como esta cultura pode auxiliar no processo de aprendizagem da história local. Sempre com um olhar sobre a realidade social do educando.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es hacer un análisis del proceso de aprendizaje de estudiantes de la enseñanza pública que se encuentran en zonas desfavorecidas del municipio de Foz do Iguaçu, trabajando como cultura primera la música. En nuestra actual sociedad el joven de periferia no encuentra mucho espacio para construirse como sujeto social, se depara con enormes barreras ante el dispositivo escolar y el mercado de trabajo, pero encuentran en la cultura ese espacio, o sea, la música se convierte en una válvula de escape para esos, en el que construyen sus relaciones personales y muchos acaban creando en cierto modo una resistencia a la autoridad y la estructura que el dispositivo escolar los impone. Nuestro análisis consiste en observar cómo la cultura juvenil que viene a ser influenciada por la música se da en contacto con la cultura escolar y cómo esta cultura puede auxiliar en el proceso de aprendizaje de la historia local. Siempre con una mirada sobre la realidad social del educando
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagem histórica
dc.subjectCultura juvenil
dc.titleMúsica no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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