dc.contributor.author | Ferreira, Silvéria da Aparecida | |
dc.contributor.author | Germinari, Geyso Dongley | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T15:57:25Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T15:57:25Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Silvéria da Aparecida; GERMINARI, Geyso Dongley. DIDÁTICA DA HISTÓRIA: OS CURRÍCULOS E A FORMAÇÃO INICIAL DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/79173-DIDATICA-DA-HISTORIA--OS-CURRICULOS-E-A-FORMACAO-INICIAL-DAS-UNIVERSIDADES-ESTADUAIS-DO-PARANA>. Acesso em: 12/11/2018 15:54 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4225 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no
mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.
Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de História do sistema de
ensino superior do estado do Paraná, na perspectiva da Didática da História. Essa proposta
justifica-se com base em outras pesquisas que atestam a crescente pedagogização do ensino de
História e a falta de uma didática própria, limitando a prática da docência a concepções da
didática geral, interferindo na aprendizagem específica da ciência histórica. Compreende-se
que esse problema decorre da formação inicial, assim nessa proposta objetiva-se refletir sobre
como a formação de professores de História está sendo compreendida e realizada. A partir de
análises das propostas curriculares dos sete cursos, das instituições Estaduais do Paraná,
entender, identificar e problematizar o conceito de Didática da História. Baseado nos estudos
do campo da Teoria da História refletir sobre o papel norteador da Didática da História nos
cursos de Licenciatura da própria ciência | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Programa Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com bolsa de pesquisa da Fundação Araucária | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ciência da História | pt_BR |
dc.title | Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |