Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Ferreira, Silvéria da Aparecida
Germinari, Geyso Dongley
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no
mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.
Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de História do sistema de
ensino superior do estado do Paraná, na perspectiva da Didática da História. Essa proposta
justifica-se com base em outras pesquisas que atestam a crescente pedagogização do ensino de
História e a falta de uma didática própria, limitando a prática da docência a concepções da
didática geral, interferindo na aprendizagem específica da ciência histórica. Compreende-se
que esse problema decorre da formação inicial, assim nessa proposta objetiva-se refletir sobre
como a formação de professores de História está sendo compreendida e realizada. A partir de
análises das propostas curriculares dos sete cursos, das instituições Estaduais do Paraná,
entender, identificar e problematizar o conceito de Didática da História. Baseado nos estudos
do campo da Teoria da História refletir sobre o papel norteador da Didática da História nos
cursos de Licenciatura da própria ciência